Browsing by Issue Date, starting with "2013-12-05"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Serviço de videochamada utilizando o padrão o HbbTV: myPhoneOnTVPublication . Correia, Luís Filipe Jesus; Pereira, António Manuel de JesusNos últimos anos tem-se verificado que a população portuguesa está cada vez mais envelhecida. Este fator agrava-se em ambientes rurais, onde a desertificação populacional é mais frequente, derivado, entre outros, da migração da população mais jovem para os grandes centros urbanos, em busca de melhores condições de vida. Tendo como consequência a exclusão social da população residente nestas zonas. O reduzido foco populacional das zonas rurais não é um fator atrativo para as entidades que realizam investimentos em serviços e infraestruturas tecnológicas, devido ao retorno financeiro obtido não ser, à partida, rentável. Levando a uma exclusão tecnológica de quem reside nestas zonas. Este fator, agrava-se na população sénior dado que raramente são estimulados a interagir com a tecnologia. Com o objetivo de contribuir para a melhoria desta problemática, combatendo simultaneamente os dois tipos de exclusões, tecnológica e social, propõem-se através desta dissertação, um serviço de videochamada, baseado no conceito do padrão Hybrid Broadcast Broadband TV (HbbTV). Um dos fatores considerados, durante o estudo deste serviço, foi a barreira tecnológica existente entre os idosos e a tecnologia. De modo a aproximar ambos, optou-se por aproveitar os conhecimentos que os idosos já possuem na utilização de equipamentos do seu quotidiano. Sendo a televisão, o equipamento selecionado para integrar no serviço de videochamada, permitindo ao idoso contactar facilmente com outras pessoas e serviços. Através da implementação de um protótipo e dos resultados obtidos, conclui-se que o serviço desenvolvido é uma solução válida para combater a problemática apresentada, contribuindo positivamente para a redução da exclusão social e da iliteracia tecnológica
- Sensor-2-sensorPublication . Moreira, Nuno Alexandre de Oliveira; Pereira, António Manuel de Jesus; Costa, Nuno Alexandre RibeiroO avanço na indústria informática e eletrónica fez com que o uso e aplicabilidade das Redes Sensoriais Sem Fios (RSSF) tenham crescido notavelmente, permitindo o desenvolvimento de dispositivos de baixo consumo energético e com capacidades de comunicação sem fios. Dada a elevada aplicabilidade das RSSF, é por vezes difícil identificar e definir as entidades necessárias para atingir um determinado objetivo aplicacional. Identificando as diversas entidades e as suas características poder-se-ão definir as funções e responsabilidades dos vários agentes que constituem a arquitetura, acabando por facilitar o desenvolvimento de aplicações. Esta dissertação vem apresentar o estudo realizado com o intuito de identificar e definir as várias entidades necessárias para a implementação de uma arquitetura genérica que poderá servir para o uso de diversas aplicações. Ao longo deste documento serão apresentadas as principais características de uma RSSF, efetuando um estudo e avaliação dessas características na tentativa de apresentar uma arquitetura, genérica e escalável, que melhor sirva as necessidades de uma variedade de aplicações. Para comprovar a viabilidade da solução, foi desenvolvido um protótipo com as várias entidades que constituem a arquitetura proposta e testada a interação/comunicação entre elas. Desta dissertação resulta a especificação da arquitetura proposta, identificando as várias entidades e definindo as suas funções, bem como, um protótipo que poderá ser usado como base para o desenvolvimento de aplicações. Tendo em conta a especificação apresentada, conclui-se que recorrendo às entidades indicadas e às suas principais funções e capacidades, é possível desenvolver um conjunto de aplicações tendo como base uma arquitetura genérica e escalável.
- Deep packet inspection em redes wireless de âmbito alargadoPublication . Jorge, Paulo Alexandre Nogueira; Pereira, António Manuel de JesusNo mundo das Redes de Computadores existem os mais distintos problemas, mas os dois que persistem em continuar a dar maiores dores de cabeça aos administradores de sistemas deste tipo de infraestruturas são a segurança e o exponencial aumento das aplicações consumidoras de largura de banda. Para além disso, ainda existem várias zonas no país, especialmente nos meios rurais, que não dispõem de qualquer infraestrutura que permita aos seus habitantes estabelecerem qualquer tipo de contacto com a rede tecnológica global - a Internet. O DEI, em parceria com o CIIC e o INOV, encetou um projeto inovador que permitiu colmatar este problema de infoexclusão numa freguesia dos arredores do distrito de Leiria - freguesia da Memória. Este projeto consistiu na implementação de uma infraestrutura de acesso à Internet baseada em comunicações sem fios. O sucesso foi de tal ordem que gerou uma enorme aceitação por parte de todos os habitantes das distintas localidades pertencentes à freguesia - o que levou a um enorme crescimento no consumo da baixíssima largura de banda disponível. Esta dissertação pretende apresentar uma solução para suprir o problema da caracterização do tráfego que circula nesta tipologia de redes. Essa caracterização deve permitir realizar a distinção entre o tráfego de trabalho do lúdico. Para isso, a mesma é baseada no tema das firewalls de nova geração, mais especificamente recorrendo à tecnologia Deep Packet Inspection de forma a analisar todo o tráfego que circula pela infraestrutura de rede e, dessa análise, proceder à caracterização do mesmo. Essa informação será um recurso muito importante que pode ser utilizado pelos administradores de sistemas para otimizar a largura de banda existente de forma a distribuí-la equitativamente por todos os utilizadores. Os resultados alcançados, nos testes elaborados à solução implementada, revelaram o potencial que um mecanismo de Deep Packet Inspection bem configurado, numa rede sem fios de âmbito alargado, pode trazer aos administradores de sistemas da mesma pelo detalhe que é apresentado quanto à caracterização do tráfego.