Browsing by Author "Valente, Fernando Manuel"
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- Empreendedorismo e Ecossistemas Empreendedores: Estudo de CasoPublication . Valente, Fernando Manuel; Dantas, José Guilherme Leitão; Brito, Mónica Morais deO fomento de condições que estimulem a criação de novas empresas, apoiem o seu crescimento rápido e a sua capacidade inovadora tem merecido uma atenção especial de diversas entidades públicas e privadas. Este interesse funda-se na expetativa da regeneração empresarial e social e no crescimento económico das regiões onde essas novas empresas são criadas. As condições para o seu aparecimento e crescimento dependem de um conjunto de atores que frequentemente incluem universidades, investidores, incubadoras, entidades públicas, entre outros. Esta constatação culminou, em termos académicos, numa abordagem emergente de ecossistema empreendedor que se concentra em compreender como os contextos afetam o empreendedorismo. Neste artigo procura-se compreender a relação entre o empreendedorismo e os ecossistemas empreendedores e a forma como estes fenómenos tentam explicar a criação de novas empresas. O objetivo central deste artigo é compreender como diferentes configurações do ecossistema (Coimbra e Sines) produzem resultados com especificidades e caraterísticas próprias.
- Entrepreneurship and National CulturePublication . Dantas, José Guilherme Leitão; Moreira, António; Valente, Fernando ManuelThe direct relationship between national cultural practice and entrepreneurship activities is analyzed in this chapter, based on the analysis of 44 countries. Datasets from 2012 and 2013 Global Entrepreneurship Monitor (GEM) report are used to characterize three types of entrepreneurship: early-stage entrepreneurial activity (TEA); necessity-driven entrepreneurship (NDE) and opportunity-driven (ODE) entrepreneurship. Data sets on national cultural values are used to analyze five dimensions of Hofstede's work on cultural values (power distance, individualism/collectivism, masculinity/femininity, long/short term orientation, and uncertainty avoidance). For that, the authors use the Values Survey Module 2013, which has been adapted from Hofstede's previous work from 2010 and 2008. The main conclusion is that the three types of entrepreneurship analyzed in this chapter are differently explained by the cultural and expanded models. If the country of origin and the type of economy are useful to explain TEA, they are of no added value to explain necessity-driven or opportunity-driven entrepreneurship.
