Browsing by Author "Synko, Tetiana"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Estudo da implementação de Revenue Management em hotéis de três, quatro e cinco estrelas localizados em PortugalPublication . Synko, Tetiana; Ferreira, Cátia Nunes Malheiros; Gomes, Conceição Ilda da SilvaOs hotéis enfrentam desafios na maximização das receitas devido à natureza imprevisível do mercado, sazonalidade, concorrência, e comportamentos do consumidor, tornando difícil planear quantas unidades vender, a que preço e a quem. Revenue Management (RM) é uma ferramenta que ajuda os gestores de hotéis a tomar decisões informadas, utilizando sistemas de informação e técnicas de preços para alocar capacidade aos clientes certos, ao preço e no momento certo. Ao categorizar eficazmente os clientes e ajustar os preços com base na procura e na segmentação, os hotéis podem otimizar recursos e aumentar a rendibilidade. Os revenue managers (RMs) qualificados desempenham um papel crucial na implementação de práticas de RM e as suas funções e características são essenciais para que os hotéis tenham sucesso num mercado competitivo. Os objetivos deste estudo englobam a avaliação da aplicação das práticas de RM em hotéis de três, quatro e cinco estrelas localizados em Portugal, com foco na identificação das ferramentas utilizadas. Além disso, a investigação visa verificar a existência de profissionais com formação específica em RM, explorando as funções e características mais importantes. A abordagem metodológica escolhida é de natureza descritiva, empregando métodos quantitativos e questionário como instrumentos de recolha de dados. O estudo assenta numa revisão de literatura sobre o tema o que se revela fundamental para a elaboração do questionário. Os resultados da pesquisa indicam uma ampla adoção do RM nos hotéis em estudo, com todos os estabelecimentos confirmando a implementação de práticas. As ferramentas mais comuns incluem análise da concorrência, dynamic pricing e previsões. A presença de RMs com formação específica é reconhecida como importante, sendo que as características essenciais de um RMr incluem formação específica em RM e habilidades analíticas. A gestão de tarifas é destacada como função crucial, juntamente com a previsão e de análise dos indicadores de desempenho para otimizar a rendibilidade hoteleira.