Browsing by Author "Sousa, Cristiana Isabel Santos"
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- Ciberconsciencialização em Contexto Académico: Estudo com Estudantes de Áreas não‐CTEAM na ESTG‐IPLeiriaPublication . Sousa, Cristiana Isabel Santos; Antunes, Mário João GonçalvesA evolução tecnológica e a crescente digitalização da sociedade têm provocado transformações significativas na forma como as pessoas comunicam, estudam, trabalham e interagem com o mundo. No entanto, esta dependência da tecnologia também aumenta a exposição a riscos como fraudes, roubo de identidade e outras ameaças associadas ao cibercrime. Neste contexto, a cibersegurança assume um papel fundamental, não apenas para os profissionais da área das tecnologias, mas para todos os cidadãos. Com o aumento da cibercriminalidade é essencial adotar práticas seguras no utilização das tecnologias. Contudo, os estudantes que frequentam cursos fora das áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (CTEAM) têm, geralmente, menos contacto com conceitos e práticas de cibersegurança na sua formação académica. Este trabalho tem como objetivo avaliar o nível de consciencialização para a cibersegurança dos estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria, que não pertencem a cursos das áreas de CTEAM, com vista à implementação de estratégias de sensibilização. A avaliação utiliza a escala Human Aspects of Information Security Questionnaire (HAIS-Q) para medir os conhecimentos, as atitudes e os comportamentos dos estudantes em diferentes tópicos da cibersegurança. O questionário foi respondido por 104 estudantes e os resultados revelaram que, embora muitos participantes demonstrem alguma perceção dos riscos digitais, ainda persistem comportamentos vulneráveis em áreas específicas, evidenciando a importância da ciberconsciencialização. A estratégia de sensibilização consistiu em duas partes principais: aula aberta focada nos principais comportamentos de risco abordados pela escala HAIS-Q; e desenvolvimento de um vídeo explicativo disponibilizado online. Esta abordagem demonstrou ser eficaz na promoção de comportamentos mais seguros na utilização das tecnologias. Esta dissertação contribui para a área da ciberconsciencialização ao centrar-se num público menos estudado e que combina uma avaliação e uma intervenção prática. A dissertação reforça ainda a importância de integrar conteúdos de cibersegurança nos planos de estudo, especialmente fora das áreas tecnológicas, promovendo a formação de cidadãos mais conscientes, responsáveis e preparados para enfrentar os desafios do mundo digital.
