Browsing by Author "Ribeiro, Joana Filipa Santos"
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- Design de User experience (UX) e User interface (UI) em Aplicações Móveis Bancárias: Estratégias para uma interface eficaz e intuitivaPublication . Ribeiro, Joana Filipa Santos; Ferreira, Elga Patrícia MaximianoEm todo mundo, o número de utilizadores de dispositivos móveis é superior ao de utilizadores de computadores, devido ao seu baixo custo e funcionalidades disponíveis no sistema (Dholakia, 2004; Morawczynski, 2009). Nos últimos anos, a tecnologia móvel transformou radicalmente a forma como interagimos com os serviços e, agora mais do que nunca, o sector bancário depara-se com a pressão de desenvolver propostas digitais competitivas capazes de proporcionar serviços inovadores que ofereçam soluções rápidas, ágeis e contínuas, substituindo as tradicionais agências bancárias físicas. Com o impulso pós-pandémico e a elevada penetração das tecnologias de self-service - também no sector bancário - o mobile banking surge como uma plataforma indispensável para os vários intervenientes neste setor, desde os incumbentes bancos exclusivamente digitais, até bancos públicos cujos clientes valorizam a possibilidade de uma operacionalidade e gestão financeira mais autónoma. A possibilidade de um banco disponibilizar os seus serviços num dispositivo móvel pode expandir a captação de clientes novos, fidelizar os actuais e optimizar a gestão interna de recursos. No entanto, a transição para interações digitais pode compreender desafios significativos, particularmente no que se refere à relação entre o cliente e o banco, incluindo a diminuição da personalização no atendimento e o potencial enfraquecimento da confiança, resultante da redução do contacto pessoal. Este resultado pode afetar negativamente o desenvolvimento de relações a longo prazo e a oferta de aconselhamento personalizado, elementos historicamente considerados fundamentais na construção da lealdade e satisfação do cliente. A presente investigação foca-se em refletir e entender o papel do design no desenvolvimento das aplicações móveis bancárias, tendo como principal foco perceber os aspectos que contribuem para a criação de uma Experiência de Utilizador (UX) e User Interface (UI) de qualidade que influencia a confiança, satisfação e até a permanência do utilizador na entidade bancária. A componente prática desta investigação consiste no desenvolvimento do design de uma aplicação móvel bancária para um banco de investimento, que apresente uma solução visual e interactiva que reflita os resultados recolhidos ao longo desta investigação. Para isso, foram aplicadas metodologias que constituem o processo de Design da Experiência do Utilizador (em inglês, User experience (UX)) e do Design da Interface do Utilizador (em inglês, User interface (UI)), tais como a análise de case studies, a criação de personas, user stories, user journey maps, teste de usabilidade para investigar quais os aspetos a ter em consideração no desenvolvimento de uma experiência de utilização de qualidade. Recorreu-se também à utilização de metodologias de design onde se explorou soluções gráficas e estruturais, como site maps, wireframes e criação de um protótipo interativo da aplicação móvel. Os resultados desta investigação deverão ser úteis para desenvolver e potenciar o conhecimento sobre o design UX&UI; maximizar o investimento neste tipo de serviços digitais e elevar a experiência do utilizador de forma a fomentar uma atitude de confiança no sistema mobile banking.