Browsing by Author "Reis, Catarina Isabel Ferreira Viveiros Tavares dos"
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- Monitor and Visualize Schizophrenic Patients' Performance in e-Therapy ContextsPublication . Reis, Catarina Isabel Ferreira Viveiros Tavares dos; Fernández Sánchez, Joaquín; Monguet Fierro, José MaríaA e-Terapia surge no contexto da e-Saúde Mental como uma nova forma de conduzir sessões de terapia através da utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). A e-Terapia tem como principal objectivo melhorar a qualidade dos serviços fornecidos e o bem-estar das pessoas, oferecendo serviços e informação através da Internet e de outras TIC. Esta nova forma de ajuda permite melhorar a qualidade de vida das pessoas no seu dia-a-dia e, eventualmente, os seus relacionamentos interpessoais. O trabalho aqui descrito está integrado num projecto de e-Terapia com uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde, engenheiros de software e designers gráficos. O intuito deste projecto consiste na concepção, criação e entrega de uma ferramenta de e-Terapia especialmente dedicada à população dos utentes diagnosticados com esquizofrenia do Hospital Sant Joan de Déu, em Barcelona, Espanha. eSchi é o sistema de e-Terapia que desenvolvemos. Surge como solução que fornece um portal web com um conjunto integrado de ferramentas multimédia que ajudam no processo de reabilitação cognitiva dos utentes com dia- gnóstico de esquizofrenia. Esta aplicação, feita à medida, fornece um ambiente de e- Terapia para os utentes esquizofrénicos e permite aos profissionais de saúde conduzirem sessões de terapia relacionadas com a cognição usando ferramentas multimédia. Este sistema também irá permitir aos seus utilizadores, tanto aos utentes como aos profissionais de saúde, monitorizar e visualizar os resultados obtidos nas diversas sessões. É importante fornecer feedback aos utilizadores finais e dar-lhes a conhecer o seu desempenho e, em que medida, atingiram os objectivos pretendidos para cada sessão. Como resultado, o sistema usa um modelo de monitorização para registar o desempenho dos utentes e um modelo de visualização para apresentar o feedback gráfico e visual adequado para os utilizadores. Resumindo, o principal objectivo é estudar o que se pode aprender quando se registam e visualizam os resultados de utentes diagnosticados com esquizofrenia envolvidos em sessões de e-Terapia. De forma a obter uma resposta para a questão de investigação, adoptámos uma metodologia eficiente para conduzir o trabalho empírico. Elegemos o caso de estudo como meio de abordagem e, mais especificamente, optámos por múltiplos casos de estudo exploratórios. Só depois de obter os dados será possível analisar e explorar a informação. Os resultados destes casos de estudo não são previsíveis. Perante a selecção do método de caso de estudo foi tido em especial consideração o facto de se obter os dados recorrendo a uma grande diversidade de técnicas (entrevistas, observação participatória, trabalho de campo e fontes de dados escritas tais como memos, cartas, relatórios e mensagens de correio electrónico).
- Regular crianças com PEA durante a sua participação nas AVD`s: O desenvolvimento de uma app para os paisPublication . Reis, Helena Isabel da Silva; Eusébio, Inês Lucas; Sousa, Margarida Silva e; Ferreira, Mariana Lúcio; Pereira, Raquel da Silva; Dias, Sara Alexandra da Fonseca Marques Simões; Reis, Catarina Isabel Ferreira Viveiros Tavares dosIntrodução: Crianças com PEA são caracterizadas por apresentarem respostas atípicas aos estímulos sensoriais, tendo impacto no envolvimento e na participação funcional. Objetivo: O presente estudo descreve o processo de desenvolvimento de uma app com o intuito de ajudar as famílias a regular as crianças com PEA, entre os 3-6 anos, através da aplicação de estratégias sensoriais, para melhorar a participação da criança nas rotinas diárias, em contexto de casa. Material e Métodos: Para o estudo foi selecionado um focus group composto por quatro terapeutas ocupacionais com vários anos de experiência em trabalhar com crianças com PEA e com formação especializada na área da Integração Sensorial, de forma a desenvolver e a analisar o conteúdo da app. Estabeleceu-se uma colaboração com o Departamento de Engenharia Informática, e através de reuniões quinzenais conjuntas, foi possível desenvolver toda a configuração e programação da app de forma articulada. Resultados: “Regul-A” foi o nome atribuído à app, uma vez que apresenta como principal finalidade ajudar na regulação de crianças com PEA. Os resultados abrangem as diversas estratégias sensoriais selecionadas pelo focus group, assim como, a estrutura da app, desenvolvida em colaboração com o Departamento de Engenharia Informática. Conclusões: Acredita-se que a app “Regul-A” venha a constituir-se uma potencial ferramenta para reunir, analisar e gerir dados da criança relativos ao seu desempenho ocupacional, facilitando a implementação de estratégias e a partilha de informação entre os pais e os terapeutas ocupacionais.