Browsing by Author "Pereira, Anabela"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A formação em metodologias de investigação em educaçãoPublication . Oliveira, Lúcia; Pereira, Anabela; Santiago, Rui
- Gulls identified as major source of fecal pollution in coastal waters: A microbial source tracking studyPublication . Araújo, Susana; Henriques, Isabel S.; Leandro, Sérgio Miguel; Alves, Artur; Pereira, Anabela; Correia, AntónioGulls were reported as sources of fecal pollution in coastal environments and potential vectors of human infections. Microbial source tracking (MST) methods were rarely tested to identify this pollution origin. This study was conducted to ascertain the source of water fecal contamination in the Berlenga Island, Portugal. A total of 169 Escherichia coli isolates from human sewage, 423 isolates from gull feces and 334 water isolates were analyzed by BOX-PCR. An average correct classification of 79.3% was achieved. When an 85% similarity cutoff was applied 24% of water isolates were present in gull feces against 2.7% detected in sewage. Jackknifing resulted in 29.3% of water isolates classified as gull, and 10.8% classified as human. Results indicate that gulls constitute a major source of water contamination in the Berlenga Island. This study validated a methodology to differentiate human and gull fecal pollution sources in a real case of a contaminated beach.
- Investigação em educação: abordagens conceptuais e práticasPublication . Oliveira, Lúcia; Pereira, Anabela; Santiago, Rui A.Pretende-se com a presente obra partilhar um conjunto de pesquisas sobre diferentes problemas educativos com todos aqueles que se interessam pela investigação em educação e, ainda, reflectir sobre a problemática das metodologias em contextos de formação. A organização desta obra teve em consideração três dimensões da temática de investigação: a primeira, tendo por base o conjunto de programas de metodologia de investigação no contexto da formação inicial de professores a nível nacional, procurou caracterizar as orientações dos referidos programas, bem como analisar concepções sobre as diferentes componentes do programa; a segunda dimensão debruçou-se sobre os aspectos conceptuais da investigação; a terceira dimensão é dedicada à apresentação de práticas de investigação focalizadas em contextos de ensinos básico e secundário. Esperamos que o presente trabalho possa contribuir para uma maior valorização e divulgação das metodologias de investigação em educação, as quais continuam a ser uma dimensão fundamental e crítica da formação dos profissionais. Por outro lado, espera-se que este livro constitua igualmente uma referência útil para todos (estudantes de licenciaturas e pós-graduação, professores e formadores) os interessados em reflectir sobre as práticas e as instituições escolares através do olhar específico da investigação.