Browsing by Author "Pereira, Ana Sofia dos Santos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica: Um caminho de múltiplas aprendizagens – das canções ao projeto “Os dinossauros”Publication . Pereira, Ana Sofia dos Santos; Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaO presente relatório intitulado “Refletindo sobre a Prática Pedagógica: Um caminho de múltiplas aprendizagens – das canções ao projeto «Os dinossauros»”, referente à Prática de Ensino Supervisionada, foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, no ano letivo 2014/2015, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Instituto Politécnico de Leiria. Este relatório é composto por duas partes: a primeira parte diz respeito à Prática Pedagógica vivenciada em contexto de Creche, numa IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social), onde apresento uma reflexão relativa à minha experiência enquanto estagiária, salientando as experiências, as aprendizagens e as dificuldades. Nesta primeira parte, é ainda apresentado o ensaio investigativo, onde procurei perceber qual o contributo da introdução de canções nas rotinas diárias das crianças, no desenvolvimento do seu vocabulário. Deste modo, observei e analisei o desenvolvimento do vocabulário de duas crianças, durante os momentos em que se cantavam as canções. Os resultados obtidos mostram que as canções contribuíram para o desenvolvimento do vocabulário de ambas as crianças. A segunda parte contempla a Prática Pedagógica vivenciada em contexto de Jardim de Infância da rede pública, onde apresento igualmente uma reflexão, salientando as experiências, as aprendizagens e as dificuldades. Ainda nesta segunda parte do relatório, evidencio a implementação e desenvolvimento de um trabalho de projeto, desenvolvido com as crianças da sala onde realizei a Prática Pedagógica em contexto de Jardim de Infância. Com a concretização do projeto “Os dinossauros”, as crianças puderam vivenciar e construir aprendizagens significativas, contemplando as várias áreas de conteúdo e respetivos domínios definidas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE).