Browsing by Author "Moniz, Milene Pacheco"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O impacto do Employer Branding no Engagement e a Intenção de Turnover na classe profissional dos fisioterapeutasPublication . Moniz, Milene Pacheco; Sousa, Andrea Isabel Oliveira da Costa ePerante a existência de um mercado competitivo, onde a competitividade por colaboradores qualificados é intensa, as organizações enfrentam o desafio de atrair e reter colaboradores, de modo a garantir uma vantagem competitiva no mercado. É neste contexto que surge o Employer Branding, como uma estratégia que procura atrair colaboradores qualificados. Este estudo procura evidências sobre a relação entre o Employer Branding, o Engagement e a Intenção de Turnover em profissionais. Trata-se de um estudo quantitativo destinado a profissionais de saúde na área da fisioterapia que foram inquiridos por meio de um questionário, adotando a técnica “snowball”. Os instrumentos de medida utilizados foram UWES - Utrech Work Engagement Scale, a escala Employer Attractiveness Scale e para a medição da variável Intenção de Turnover foi utilizada a escala proposta por Bozeman & Perrewé, (2001). Os resultados do estudo foram alcançados através da análise de correlações e da aplicação de modelos de regressão hierárquica linear, concluindo que o Engagement é explicado pelo Employer Branding e as dimensões “Valor social”, “Valor desenvolvimento” e “Valor aplicação” são aquelas que apresentam maior impacto no Engagement. Ou seja, organizações que investem nestes domínios poderão potenciar a sua estratégia de Employer Branding, transferindo impactos positivos no Engagement dos fisioterapeutas. Conclui-se ainda que existe um efeito negativo e significativo do Engagement na Intenção de Turnover, uma vez que quanto mais engajados estiverem os fisioterapeutas, menor será a sua Intenção de Turnover da organização.