Browsing by Author "Marques, Mariana Ferreira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Jornada reflexiva em educação de infânciaPublication . Marques, Mariana Ferreira; Correia, Sónia Cristina Lopes; Leal, Rita Alexandra BettencourtO presente relatório de prática de ensino supervisionada foi construído no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, realizado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria nos anos letivos 2022/2023 e 2023/2024. Visa refletir sobre as vivências experienciadas ao longo das três práticas pedagógicas que compõem o plano de estudos e apresentar um estudo relativo às interações estabelecidas durante a brincadeira com materiais de fim aberto. A prática pedagógica decorrida em contexto de creche permitiu refletir sobre a importância da observação, da rotina e da planificação no quotidiano das crianças e do adulto. Associado à descoberta de pedagogias socioconstrutivistas, foi possível transformar a imagem de criança que existia dentro de mim até aí, passando a olhar a criança como um ser capaz e com um papel ativo no seu desenvolvimento. A prática pedagógica desenvolvida em contexto de jardim de infância I permitiu reconhecer a importância da comunicação entre a equipa educativa. Por sua vez, esta deu origem a um crescimento pessoal e profissional significativo, na medida em que foi possível construir conhecimento ao nível do currículo emergente, da documentação pedagógica, do portefólio e, por fim, do papel do espaço no jardim de infância. Por sua vez, a prática pedagógica realizada em contexto de jardim de infância II originou uma reflexão acerca do respeito pelo tempo da criança e do adulto, dos momentos em grande grupo, bem como o processo de autoformação. Destaca-se como principal aprendizagem a importância de adotar práticas diferenciadoras, visando o desenvolvimento integral da criança, lembrando sempre o prazer de ser criança. O estudo de natureza qualitativa referente às interações estabelecidas por 8 crianças de 4 e 5 anos durante a brincadeira com materiais de fim aberto foi desenvolvido no contexto de jardim de infância I, visando (i) identificar e analisar as interações estabelecidas, (ii) procurar semelhanças e/ou diferenças entre as interações estabelecidas pelas crianças de 4 anos e pelas crianças de 5 anos e (iii) refletir sobre o papel dos materiais de fim aberto no estabelecimento de interações. A recolha de dados ocorreu através da observação e captação de registos videográficos em três sessões de brincadeiras com materiais de fim aberto (caixas de cartão, fitas, fios, cordões e figuras geométricas plásticas). Os resultados obtidos demonstram que as crianças privilegiaram as interações entre pares durante as suas brincadeiras, sendo estas acompanhadas pelas interações com os objetos. Constata-se também que as crianças de 5 anos estabeleceram mais interações do que as crianças de 4 anos, sendo que os tipos de materiais de fim aberto disponibilizados também influenciaram as interações estabelecidas.