Browsing by Author "Marques, Lina Maria"
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- O papel da inteligência artificial na criatividade organizacionalPublication . Marques, Lina Maria; Ferreira, Vítor Hugo dos Santos; Oliveira, Liliana Margarida Santos deAs rápidas mudanças que ocorrem nas organizações e o alto nível de competitividade existente entres empresas e nos diferentes mercados, com um grande nível de oferta de produtos e serviços, as organizações têm de optar por se modernizar e optar por adotar estratégias de diferenciação que as distingam dos concorrentes.. Neste contexto, a criatividade organizacional tem sido vista, cada vez mais, como um fator de importância a avaliar dentro das organizações tal como os fatores que poderão afetar o nível desta, positivamente, de forma a melhorar o desempenho das empresas. As ferramentas de inteligência artificial, têm sido cada vez mais exploradas e estudadas neste sentido, pois quando bem introduzidas nas organizações, podem permitir aos funcionários a facilitação de algumas tarefas de forma automatizada, o que poderá contribuir para o pensamento criativo dos indivíduos, uma vez que possuem mais tempo livre. A existência de um bom nível de criatividade organizacional é uma mais-valia nas empresas, uma vez que organizações inovadoras terão sempre vantagem face aos concorrentes, quer seja pela criação de novas ideias e perspetivas diferentes, ou pelas soluções inovadoras face aos obstáculos organizacionais. Assim, o principal objetivo deste estudo será analisar o papel da inteligência artificial na criatividade organizacional. A metodologia empregue envolveu um estudo quantitativo, utilizando um inquérito por questionário que possibilitou a obtenção de 95 respostas válidas de profissionais pertencentes a organizações, tanto do setor privado como do público.. Através do instrumento de medição estatístico do Modelo de Regressão Linear, apurou-se que a inteligência artificial tem um impacto positivo na criatividade organizacional. A presente investigação contribui para a literatura sobre potenciais fatores que produzem um efeito na criatividade organizacional e os resultados obtidos são benéficos para empresas que procurem melhorar o nível de criatividade.
