Browsing by Author "Gomes, Carla Liliana Fernandes"
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- Desenvolvimento comunitário: Educação e assistênciaPublication . Gomes, Carla Liliana Fernandes; Barreto, Maria Antónia Belchior FerreiraEntre 1941 e 1974 funcionou no Instituto D. Maria Rita do Patrocínio Costa, em Monte Redondo, uma Casa de Educação e Trabalho dirigida a crianças do sexo feminino pobres e/ou órfãs da freguesia. Esta obra social nasceu por vontade do seu fundador, Dr. Luís Pereira da Costa, que deixou todos os seus bens ao amigo Dr. Bissaya Barreto, com a condição de que, após a sua morte, este criasse um instituto de utilidade local, com o objetivo de socorrer os pobres da freguesia. Com o objetivo de compreender e contextualizar esta instituição é feita uma breve análise do percurso entre o assistencialismo e o desenvolvimento comunitário, em Portugal. As instituições do foro caritativo iniciaram-se com a criação das Misericórdias, progredindo para Asilos, Casas de Acolhimento, Albergues até às Casas de Educação e Trabalho, onde confina o trabalho. Em plena Ditadura, esta obra parece ter sido crucial para dar um novo rumo às meninas que a frequentaram, que tinham a pobreza e o abandono como destino. Baseada em três pilares assistência, educação e trabalho, legitima-se assim um estudo mais detalhado sobre a sua fundação, desenvolvimento e encerramento. De forma a fazer a reconstituição da história da instituição recorreu-se à análise documental em documentos exclusivos, ainda não editados pelo Centro Documental Bissaya Barreto e a entrevistas a pessoal responsável pela entidade e ex-alunas internas e externas. Assim, propomo-nos a investigar de “De que forma a Casa de Educação e Trabalho – Instituto D. Maria Rita do Patrocínio Costa, contribui para a educação, assistência e trabalho das raparigas pobres e órfãs da comunidade de Monte Redondo? A obra social funcionou de 17 de julho de 1941 a 31 de julho de 1974, cuja orientação foi entregue às Irmãs da Congregação de São José de Cluny, com gestão e direção do Dr. Bissaya Barreto. Funcionou com regime de internato, externato e durante algum tempo foi escola oficial. Aplicou a metodologia da educação doméstica, com o ensino de ofícios e labores às meninas. Alargou os seus serviços de caridade distribuindo a Sopa dos Pobres e abrigando os peregrinos de passagem. Neste estudo foi possível traçar a história, o modo de funcionamento e orientação da instituição. Cumpriu os desígnios para a qual foi fundada: acolher, educar e preparar para a vida ativa as meninas desamparadas da freguesia. Pode, todavia, ter sido muito mais do que isso para as ex-alunas e para a comunidade de Monte Redondo.