Browsing by Author "Ferreira, Helena Sofia"
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- O Grande Olho: Um Jogo de Tabuleiro com Realidade Aumentada em contexto didáticoPublication . Ferreira, Helena Sofia; Silva, Maria Eduarda Moreira Abrantes FerreiraA presente investigação partiu da vontade de evidenciar e transmitir o papel que a arte assumiu, ao longo da História, como agente de intervenção social e política e encontrar uma forma menos teórica e cronológica e mais divertida e desafiante de transmitir esse conhecimento. Por conseguinte, realizou-se uma investigação acerca da importância da Arte enquanto agentes políticos e sociais, onde esta aparece como produtora de mudança na sociedade, relevando um propósito simbólico e utilitário, mas também um estímulo para a transformação. Analisaram-se as dificuldades sentidas ao nível da transmissão de conhecimentos que, muitas vezes, é apenas parcialmente atingido, devido à exagerada importância de seguir a História de uma forma cronológica em detrimento de uma atividade lúdica, que motive o envolvimento e o interesse pelo tema. O jogo surgiu como um método para solucionar estes problemas. Como objeto didático é uma ferramenta de aprendizagem que, através de um processo dinâmico, desenvolve capacidades de trabalho em equipa e permite que os jogadores criem formas de consolidar conhecimentos acerca das temáticas que estão a ser abordadas. Pretende-se então fazê-lo a partir da análise e experiência de outros jogos já existentes, tanto em contexto pedagógico como em contexto recreativo, paralelamente a uma pesquisa que procura compreender as mecânicas utilizadas subjacentes aos jogos deste género. Assim, o projeto apresentado é um jogo de tabuleiro, com intuiot pedagógico. Este formato permite que o jogo seja desafiante e possibilita a abordagem de vários temas em torno da arte enquanto agentes ativistas. Objetivou-se que o seu design fosse apelativo, incorporando várias ilustrações, de forma a desenvolver um ambiente que envolvesse os jogadores. Neste sentido, complementou-se o jogo de tabuleiro com uma componente digital de Realidade Aumentada, que o torna mais dinâmico e aliciante. Finalmente, pretendeu-se que o objeto gráfico diluísse as fronteiras que distinguem o lúdico do processo didático.