Browsing by Author "Faria, Filipa"
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- Um índice de responsabilidade social empresarial para a realidade portuguesaPublication . Faria, FilipaNesta dissertação propõe-se estudar o tópico da responsabilidade social empresarial (RSE) em Portugal. A problemática da RSE tem crescido nas últimas décadas, fazendo aumentar a complexidade do meio organizacional, como resultado da globalização dos negócios. Deste modo, propõe-se construir um índice de avaliação do nível de RSE dirigido para a actividade empresarial portuguesa. Mediante a técnica da análise de conteúdo de relatórios de sustentabilidade, através da atribuição de pontuação à divulgação de actividades de RSE por parte das empresas, pretende-se construir um índice de RSE. Esta necessidade de construção de um índice surge pela carência de uma base de dados que reflicta a RSE de modo uniforme e isento, à semelhança do que já acontece noutros países. Deste modo, aplicou-se a metodologia de construção do índice de RSE a uma amostra de 53 empresas pertencentes ao World Business Council for Sustainable Development em Portugal, pertencentes a 11 sectores de actividade. Posteriormente são testadas três hipóteses habitualmente referidas na literatura internacional em RSE, através da regressão linear. Em primeiro lugar testou-se a hipótese de existirem sectores de actividade onde as empresas tendem a ter um menor nível de RSE, em segundo lugar aferiu-se a hipótese de que quanto maior uma empresa, maior será o seu nível de RSE, e em terceiro lugar testouse se as empresas com maiores retornos financeiros tendem a ter um maior nível de RSE. Os resultados principais são (i) o sector de actividade é uma variável explicativa relevante para o nível de RSE de uma empresa portuguesa, existindo sectores de actividade onde as empresas apresentam níveis de RSE baixos; (ii) o volume de vendas não é uma variável explicativa relevante para o nível de RSE das empresas portuguesas; e (iii) ao contrário do que é referido frequentemente na literatura, a rentabilidade financeira de uma empresa portuguesa parece afectar de forma negativa o seu nível de RSE. Por fim, realizou-se uma análise de forma a testar se a influência da dimensão e da rentabilidade de uma empresa nos níveis de RSE é significativamente diferente caso esta seja do tipo financeiro ou do tipo não financeiro. Conclui-se que (iv) a rentabilidade é relevante na explicação da RSE em Portugal sobretudo para as empresas financeiras enquanto (v) o volume de vendas se torna relevante na explicação da RSE das empresas não financeiras.
- Introducing Exploratory Teaching in Preservice Teacher Education Through Lesson StudyPublication . Duarte, Nicole; Ponte, João Pedro da; Faria, FilipaIn exploratory teaching, the pupils learn from their work on tasks that aim to introduce new concepts, procedures, representations and mathematical ideas. Lesson study, with its focus on teachers’ collaborative and reflective work around issues of pupil learning, is a powerful formative process that may be used in preservice teacher education, sustaining an exploratory teaching approach. In this article, we present a lesson study experience in preservice teacher education, addressing the case of a preservice teacher who is preparing to teach in grades 1–6. Our aim is to identify what key aspects of knowledge of teaching practice does the preservice teacher use when preparing and leading an exploratory lesson during her participation in a lesson study. Our methodology is qualitative, with data collected from the lesson study sessions and the collection of documents produced during the lesson study work, and the data are analysed using a model that presents the key aspects of knowledge of teaching practice. The results show that the structure and the activities carried out in the lesson study, such as designing the lesson, selecting the task and anticipating questions to be posed to pupils, promoted the use of the preservice teacher’s didactic knowledge regarding the phases of an exploratory lesson.