Browsing by Author "Faria, Ana Rita"
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- Contabilidade de gestão hoteleiraPublication . Santos, Luís Lima; Gomes, Conceição; Faria, Ana Rita; Lunkes, Rogério João; Malheiros, Cátia; Rosa, Fabricia Silva da; Nunes, CatarinaSumário abreviado: 1 - Introdução, 2 - A contabilidade de gestão no setor hoteleiro, 3 - O sistema de informação contabilística e financeira, 4 - As demonstrações operacionais do USALI, 5 - Custos, 6 - Distribuição de custos indiretos, 7 - Análise de custo-volume-resultado no setor hoteleiro, 8 - As tomadas de decisão no setor hoteleiro
- Contabilidade gerencial hoteleira com exercícios práticosPublication . Gomes, Conceição; Santos, Luís Lima; Faria, Ana Rita; Lunkes, Rogério João; Malheiros, CátiaO presente livro aborda a contabilidade gerencial no setor hoteleiro. Ao iniciar é apresentada a importância do turismo para a economia e o desenvolvimento dos países e, em particular, do setor hoteleiro como um elemento fundamental desta área. São também abordadas características do setor hoteleiro e as bases da contabilidade gerencial, com destaque para o sistema de informação contábil e as demonstrações operacionais do USALI (Uniform System of Accounts for the Lodging Industry). Mais especificamente, são elencados elementos, estrutura e classificações de custos, bem como aspectos relacionados às características do sistema de custos em empresas hoteleiras. Também é apresentada a distribuição e redistribuição de custos indiretos, com descrição do Custeio Baseado em Atividades e o Timedriven activity based costing, e inclui ainda a Gestão Estratégica de Custos (GEC). Na análise do Custo/Volume/Lucro são abordadas as diferentes formas de calcular a margem de contribuição (ex., total, por unidade, além do indicador), bem como o ponto de equilíbrio (ex., em quantidade e em valor) e a margem de segurança. No capítulo final são discutidos aspectos relacionados ao processo de tomada de decisão no setor hoteleiro, com decisões referentes a custos e receitas relevantes, subcontratação, formação de preços das diárias, alimentação e bebidas, revenue management, concluindo com a análise da carta do restaurante.