Browsing by Author "Cordeiro, Gabriela Marina Ferreira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Refletir e investigar sobre a Prática Pedagógica: do poder dos livros às estratégias de promoção da leitura no Jardim de InfânciaPublication . Cordeiro, Gabriela Marina Ferreira; Barata, Clarinda Luísa Ferreira; Luís, Joana Alexandra Soares de FreitasO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educa-ção e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Este pretende descre-ver reflexões fundamentadas sobre as experiências vivenciadas no contexto das suas Práticas Pedagógicas, bem como apresentar um estudo investigativo rea-lizado na valência de Educação Pré-Escolar. Desta forma, este trabalho encon-tra-se dividido em duas partes, a saber, a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. A primeira parte versa sobre as experiências práticas vivenciadas, nos contex-tos quer de Creche e Jardim de Infância, quer de 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º ano e 3.º ano), bem como sobre as aprendizagens realizadas, acerca, no-meadamente, da importância da observação, da planificação, da agência e voz da criança, da avaliação, dos desafios deparados e ultrapassados ao longo do percurso de intervenção e da educadora/professora que ambiciono ser. A segunda parte apresenta a investigação desenvolvida num Jardim de Infân-cia, junto de um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos. O estudo, assumindo a importância dos livros no desenvolvimento de crianças em idade pré-escolar, teve como principal objetivo analisar os efeitos da implementação de duas estratégias estimuladoras do seu interesse e da sua motivação para a leitura. Partindo de um estudo de caso de natureza mista, a recolha de dados incidiu na observação participante apoiada em registos variados (notas de campo, foto-gráficos e videográficos) e no preenchimento de grelhas de observação com-plementada com a aplicação de questionários, às suas famílias e ao educador cooperante do grupo. Os dados recolhidos foram analisados com recurso à aná-lise de conteúdo, a partir da elaboração de uma árvore categorial e à sua trian-gulação posterior com os registos de observação e a revisão literária efetuada. O estudo sugere que a implementação de estratégias diversificadas e originais de aproximação das crianças aos livros são suscetíveis de aumentar o seu inte-resse e os seus hábitos de leitura, favorecendo o seu desenvolvimento holístico.