Browsing by Author "Coelho, Rafael Carreira"
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- Aplicação de ferramentas de marketing digital nas empresas turísticasPublication . Coelho, Rafael Carreira; Almeida, Nuno Miguel CastanheiraNas últimas décadas, o turismo consolidou-se como uma das atividades que mais tem contribuído para o desenvolvimento de inúmeros países, regiões e cidades. Em Portugal, tornou-se a maior atividade económica exportadora, contribuindo fortemente para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Tais factos, espelham, de forma evidente, a importância que este deteve no desenvolvimento socioeconómico do país, na coesão territorial e na diminuição de assimetrias. Tal como nos anos antecessores, esperava-se que 2020 fosse mais um ano de excelência para o turismo nacional, de alcançar novos recordes e distinções. Porém, em março, com o início do surto pandémico de Covid-19, o cenário alterou-se por completo e rapidamente se tornou num ano dramático, sem precedentes. No entanto, em momentos de crise, também surgem oportunidades e novas formas de as empresas se reinventarem. Esta pandemia, veio acelerar a transformação digital em todos os setores, e o turismo não se revelou uma exceção. Mais do que nunca, os potenciais consumidores turísticos relacionam-se com as agências de viagem e turismo, e com os estabelecimentos hoteleiros através das plataformas digitais. É através deste meio que interagem mutuamente e que partilham informações sobre os produtos e serviços, de forma eficiente e instantânea. O marketing digital assume aqui um papel de destaque, sendo um verdadeiro desafio para as empresas turísticas, no âmbito da gestão dos seus canais de promoção, comunicação e distribuição. Num mercado altamente competitivo como o do turismo, torna-se imperativo para as empresas tentarem diferenciar-se das demais, sendo que o marketing digital pode desempenhar um papel muito importante nesse processo, afirmando-se como uma vantagem competitiva. A presente dissertação é composta por um estudo sobre a aplicação de ferramentas de marketing digital nas empresas turísticas. É imperatório abordar esta temática tão atual, de forma a avaliar e a perceber como o marketing digital e as respetivas ferramentas estão a ser utilizadas neste período pós-pandemia, pautada pela recuperação turística.Como instrumento de recolha de dados, foi utilizado o questionário, sendo que a amostra do estudo é constituída por cerca de 232 inquiridos, representantes de agências de viagem e turismo e estabelecimentos hoteleiros. Através dos resultados provenientes do tratamento dos dados, conclui-se que as ferramentas de marketing digital ainda não assumem um papel de relevo junto da maioria empresas turísticas, especialmente nas de menor dimensão como as microempresas. Dispor de um website próprio ou estar presentes nas rede sociais, é insuficiente quando olhamos para o marketing digital e para as ferramentas associadas como um todo. Verifica-se que no processo de recuperação pós-pandemia, somente uma baixa percentagem de estabelecimentos hoteleiros e agências de viagem e turismo procederam ao seu investimento, embora a promoção turística esteja na ordem do dia.