Browsing by Author "Chalmers, Alan"
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- High dynamic range - a gateway for predictive ancient lightingPublication . Gonçalves, Alexandrino José Marques; Magalhães, Luís; Moura, João; Chalmers, AlanIn the last few years, the number of projects involving historical reconstruction has increased significantly. Recent technologies have proven a powerful tool for a better understanding of our cultural heritage through which to attain a glimpse of the environments in which our ancestors lived. However, to accomplish such a purpose, these reconstructions should be presented to us as they may really have been perceived by a local inhabitant, according to the illumination and materials used back then and, equally important, the characteristics of the human visual system. The human visual system has a remarkable ability to adjust itself to almost all everyday scenarios. This is particularly evident in extreme lighting conditions, such as bright light or dark environments. However, a major portion of the visible spectra captured by our visual system cannot be represented in most display devices. High dynamic range imagery is a field of research which is developing techniques to correct such inaccuracies. This new viewing paradigm is perfectly suited for archaeological interpretation, since its high contrast and chromaticity can present us with an enhanced viewing experience, closer to what an inhabitant of that era may have seen. In this article we present a case study of the reconstruction of a Roman site. We generate high dynamic range images of mosaics and frescoes from one of the most impressive monuments in the ruins of Conimbriga, Portugal, an ancient city of the Roman Empire. To achieve the requisite level of precision, in addition to having a precise geometric 3D model, it is crucial to integrate in the virtual simulation authentic physical data of the light used in the period under consideration. Therefore, in order to create a realistic physical-based environment, we use in our lighting simulations real data obtained from simulated Roman luminaries of that time.
- Metodologia para a geração de imagens High Dynamic Range em iluminação romanaPublication . Gonçalves, Alexandrino José Marques; Magalhães, Luís Gonzaga; Moura, João Paulo; Chalmers, AlanNum futuro muito próximo, o modo como veremos conteúdos num qualquer dispositivo de visualização irá sofrer profundas alterações. A luz captada pelo olho humano num simples passeio pela praia num radioso dia de sol, pode atingir valores de intensidade e cromaticidade verdadeiramente astronómicos. No entanto, grande parte dessa amplitude dinâmica não tem representação possível no modelo RGB, usado praticamente na totalidade dos dispositivos de visualização actuais. High Dynamic Range (HDR) é uma área de investigação que se dedica ao estudo de formas e métodos que visam suprir essa lacuna. Para atingir tal intento, têm sido desenvolvidas novas técnicas para a geração, armazenamento e representação de imagens que consigam preservar a elevada amplitude dinâmica captada pelo Sistema Visual Humano. Neste artigo apresentamos uma metodologia de trabalho que utiliza este novo paradigma de visualização onde o seu potencial é verdadeiramente apropriado, a arqueologia. A Casa dos Repuxos é o espaço mais belo e imponente existente nas ruínas de Conimbriga (Portugal) e que ainda hoje preserva alguns dos frescos e mosaicos originais. O nosso objectivo centra-se na geração de imagens HDR desses frescos e mosaicos iluminados por luminárias desse período, de modo a que a experiência visual seja a mais próxima possível de um habitante daquela mesma casa.
- Visualização de espaços arqueológicos usando High Dynamic RangePublication . Gonçalves, Alexandrino José Marques; Magalhães, Luís Gonzaga; Moura, João Paulo; Chalmers, AlanÉ hoje amplamente reconhecido que os sistemas informáticos desempenham um papel fundamental no estudo e interpretação de espaços arqueológicos. Uma das suas principais áreas de aplicação é, seguramente, a reconstrução virtual de ambientes históricos, em particular os que já não existem. Neste domínio, a forma como visualizamos tais ambientes é particularmente importante para uma correcta interpretação arqueológica do espaço em causa, seja ele qual for. No entanto, a busca pelo perfeccionismo na representação visual de um qualquer cenário, está estritamente relacionada com a tecnologia de visualização usada para o efeito. O Sistema Visual Humano tem, na realidade, uma capacidade extraordinária e consegue captar valores de intensidade e cromaticidade verdadeiramente astronómicos. No entanto, grande parte dessa amplitude dinâmica não tem representação possível no modelo RGB, usado praticamente na totalidade dos dispositivos de visualização actuais. High Dynamic Range (HDR) é uma área de investigação que se dedica ao estudo de formas e métodos que visam suprir essa lacuna. Para atingir tal intento, têm sido desenvolvidas novas técnicas para a geração, armazenamento e representação de imagens que consigam preservar a (elevada) amplitude dinâmica captada pelo Sistema Visual Humano. Neste artigo apresentamos uma metodologia de trabalho que utiliza este novo paradigma de visualização onde o seu potencial se apropria verdadeiramente, a arqueologia. Desse modo propomo-nos gerar imagens de um dos mais belos e imponentes espaços existente nas ruínas da antiga cidade Romana de Conimbriga, a Casa dos Repuxos. Para tal, iremos simular a visualização, com recurso a imagens HDR, dos frescos e mosaicos lá existentes usando luminárias da época.