Coleções gerais - Artigos em revistas internacionais
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Browsing Coleções gerais - Artigos em revistas internacionais by Author "Alves, Sandra"
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- Formação de docentes no Ensino Superior: a experiência do Instituto Politécnico de Leiria, PortugalPublication . Seco, Graça; Pereira, Ana Patrícia; Alves, Sandra; Filipe, Luís; Duarte, Ana Lúcia
- Promoção de competências de comunicação e de relação: contributos do Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL)Publication . Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Pereira, Ana Patrícia; Santos, Irene Cristiana; Filipe, Luís Pereira; Alves, SandraNo âmbito do Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) do IPL (implementado através do Projecto "Trajectos com sucesso no IPL" financiado pelo POCI 2010), têm vindo a ser dinamizados alguns programas de formação destinados a todos os seus estudantes. Na sequência da identificação das principais dificuldades sentidas pelos estudantes do IPL no que concerne às competências transversais essenciais para o sucesso na vida académica e no percurso pessoal e profissional, foi-lhes proposto a participação no Programa de Promoção de Competências de Comunicação e Relação. Com a presente comunicação, é nossa intenção partilhar a experiência desenvolvida nas 5 Escolas do IPL, no que respeita à estruturação e implementação do referido programa. A formação em apreço, num total de 22,5h, com recurso a metodologias activas, teve como principal objectivo o desenvolvimento de estratégias eficazes na comunicação, relação interpessoal e procura de emprego, bem como questões relacionadas com o auto e hetero-conhecimento. Participaram 150 estudantes das 5 Escolas do IPL, os quais consideraram que a formação contribuiu de forma muito positiva para o desenvolvimento das suas competências de comunicação, realçando ainda que as técnicas e estratégias aprendidas seriam de grande utilizade tanto no presente como em situações futuras. Na globalidade, o programa foi avaliado de forma muito satisfatória, tendo sido enfatizada a importância das estratégias relativas à preparação para o mercado de trabalho. Foi ainda sublinhada a grande importância deste tipo de formações, sobretudo no contexto das modificações introduzidas no ensino superior pelo Processo de Bolonha.
- Promoção de estratégias de estudo: contributos do Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL)Publication . Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Pereira, Ana Patrícia; Santos, Irene Cristiana; Filipe, Luís Pereira; Alves, SandraNo âmbito do apoio psicopedagógico desenvolvido pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) do IPL (implementado através do projecto "Trajectos com sucesso no IPL", financiado pelo POCI 2010), têm vindo a ser dinamizados alguns programas de formação destinados a todos os seus estudantes. Sendo que o ano lectivo 2007/2008 constitui um marco importante na transição das metodologias de ensino-aprendizagem, de acordo com o processo de Bolonha, considerámos da maior relevância e utilidade promover a reflexão e adequação das estratégias de estudo utilizadas pelos estudantes do IPL às novas exigências do ensino superior. É nossa intenção, com esta proposta de comunicação, partilhar a experiência desenvolvida nas 5 Escolas do IPL no que respeita à estruturação e implementação do Programa de Promoção de Estratégias de Estudo e respectivos resultados. O referido programa, organizado em 3 sessões num total de 10 horas, teve como principal objectivo identificar e desenvolver estratégias que permitam melhorar e optimizaro trabalho e desempenho académicos, ultrapassar algumas das dificuldades mais sentidas no estudo e fomentar a importância da auto-regulação para o sucesso do estudante do IPL. Nas 5 escolas participaram 67 estudantes que se implicaram activamente na identificação e desenvolvimento de estratégias relacionadas com a gestão do tempo, da ansiedade e das emoções e de técnicas activas de estudo. Na globalidade, o programa foi avaliado de forma muito positiva, sendo que os estudantes consideram a construção e desenvolvimento de tais metodologias de estudo como um factor facilitador do seu percurso académico e da realização pessoal.