Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar by advisor "Almeida, Anabela Clemente Elias"
Now showing 1 - 10 of 22
Results Per Page
Sort Options
- Accessible Tourism in Russia: Recommendations for a Universal Design, Barrier-free EnvironmentPublication . Amineva, Inna; Almeida, Anabela Clemente Elias; Oliveira, Fernanda Maria FernandesRecently, barrier-free tourism has become increasingly important. The number of people with disabilities around the world is growing. Most of these people want and can travel. But not all countries and cities have a sufficiently adapted environment for comfortable movement. The purposes of this master’s thesis are to research accessible tourism in the cities of the Russian Federation, determine the problems that people with disabilities face in Russia during travel, understand how the lack of an available environment affects the desire to travel. The principles of universal design are also discussed in this work, and special attention is paid to how these principles should be followed in the tourism industry. In addition, define what changes will be the most effective in developing an accessible environment and will be able to lead to an increase in the number of disabled people as participants in tourism. This study is based on semi-structured interviews. The questions for the research have been prepared after an extensive analysis of the current state of the theory. The research was performed among people with disabilities who use wheelchairs or their caregivers. The experiences of twelve participants were evaluated. The analyses of the interviews identified several challenges that the participants were dealing with. These findings provided a clearer understanding of the problems currently being experienced by the study group. They also helped address a number of outstanding research questions. To sum up the findings of this research, the availability of an accessible environment is a crucial factor when choosing a holiday destination for people with disabilities and their caregivers. The developed accessible environment gives people with disabilities a sense of freedom, independence, and makes them equal members of society and motivates them to choose new places to travel. Thus, creating a barrier-free environment might play an important role in attracting new visitors and become a serious competitive advantage among tourism companies.
- Análise económico financeira em estabelecimentos termais portuguesesPublication . Almeida, Rute Isabel Pedro; Almeida, Anabela Clemente Elias; Gomes, Conceição Ilda da SilvaA relação do Homem com as águas termais é tão antiga quanto conturbada e sempre nos fascinou. O turismo de saúde e bem-estar, cujo conceito ao evoluir passou a contemplar o termalismo nas suas duas vertentes (clássico e de bem-estar), é, desde 2006, considerado como um produto estratégico pelo Turismo de Portugal, IP. Quisemos estudar a viabilidade económica de um grupo de estabelecimentos termais (Termas de Luso, Termas de Monfortinho, Termas de São Pedro do Sul e Termas de São Vicente) que foi selecionado com base num conjunto de características comuns, esperando que fossem dessa forma comparáveis. Procurávamos saber se as empresas: i) dispõem de meios financeiros adequados para responder às suas necessidades operacionais e às obrigações contraídas; ii) apresentam rendibilidade; iii) apresentam risco financeiro. Para tal, recorremos à técnica mais popular de análise financeira: o método dos rácios que, ao relacionar dados provenientes do balanço e da demonstração dos resultados das empresas, revela dados importantes acerca da sua situação económico-financeira. Os documentos financeiros foram descarregados da base de dados SABI e, no âmbito deste trabalho, foram analisados os anos de 2014 a 2019. Também quisemos comparar os dados das empresas em estudo com a média do setor, tendo obtido os quadros do setor da atividade económica 86905 – atividades termais, no website do Banco de Portugal. Todos os dados foram compilados num ficheiro de Excel para facilitar o tratamento e análise dos mesmos, onde também foram calculados os diversos rácios financeiros. Apesar das características comuns que elegeram as 4 empresas para o estudo, as suas características financeiras são bastante diferentes, a começar pela sua forma jurídica. Não se conseguiu estabelecer tendências de crescimento ou abrandamento superiores a 2 ou 3 anos consecutivos, exceto nos rácios de rendibilidade do setor e rotação do ativo do setor. De uma forma geral, a empresa que mais se aproxima da média do setor nos diversos rácios é as Termas de São Pedro do Sul. Consideramos que o setor pode ser interessante para os investidores, comprovado pela análise DuPont, que mostra que é o peso dos gastos de financiamento nos resultados que torna a rendibilidade das empresas negativa. Deixamos a título de sugestão para investigações futuras, a aplicação deste método de análise a outro conjunto de estabelecimentos termais que sejam reunidos sob outros critérios de seleção, por exemplo, número de frequência termal mais aproximados, o que poderá revelar algum fio condutor, se ele existir.
- O impacto da função de Guest Relations na satisfação do hóspedePublication . Almeida, Catarina Martins; Ferreira, Cátia Nunes Malheiros; Almeida, Anabela Clemente EliasO interesse de estudar este tema proveio da importância que a qualidade do serviço tem vindo a demonstrar ao longo dos anos, dentro do setor hoteleiro. Com o passar do tempo, a análise da satisfação do cliente passou a ser uma ferramenta crucial para avaliar a qualidade no setor hoteleiro. Este controlo pela qualidade e pela satisfação do cliente resultou na criação de uma nova função: Guest Relations. Simultaneamente, é importante salientar o facto das grandes cadeias hoteleiras, quer a nível nacional ou mundial, prestarem um serviço bastante estandardizado ao cliente, sendo que surgiu também a necessidade de criar um elemento diferenciador na procura de um serviço mais personalizado. Para este estudo de caso foi utilizada a metodologia qualitativa que envolveu entrevistas, observação direta e análise de dados diversos da empresa, sendo que concluiu que as Guest Relations têm de facto um impacto direto na qualidade e satisfação dos clientes. Em suma este trabalho pretende compreender e refletir sobre o impacto da função de Guest Relations no sector hoteleiro, nomeadamente para a qualidade de serviço prestada ao cliente, através de dados estatísticos provenientes do hotel Marriott da Praia D’El Rey.
- As implicações das características do servicescape no Turismo de Saúde e Wellness em hotéis de 4 estrelas na região OestePublication . Nascimento, Ângela Filipa; Almeida, Anabela Clemente Elias; Bento, Carla Isabel Santos de SousaO conceito de wellness tem vindo a destacar-se no turismo de saúde, apesar de existir dificuldade em conceptualizar e definir concretamente este conceito nos estudos desta área. Este pode ser considerado um dos ramos principais do turismo de saúde estando interrelacionado com o turismo de spa e turismo médico, tornando as linhas da sua separação difíceis de traçar. Apesar disto, definimos wellness como a procura ativa de escolhas, estilos de vida e atividades que promovem um estado de saúde holística sendo esta procura subjetiva e dependente da perceção de cada individuo. Considerando o tipo de serviços e produtos oferecidos por este tipo de turismo, a sua procura obriga a que haja uma diferenciação entre as unidades hoteleiras que providenciam este tipo de turismo. Através do seu espaço de bem-estar e wellness, as unidades hoteleiras podem proporcionar experiências inovadoras para os seus clientes. De forma a alavancar as experiências proporcionadas, as unidades hoteleiras têm ao seu dispor o conceito de servicescape e as suas dimensões: ambiente, layout e funcionalidade e sinalética, símbolos e artefactos. Este conceito, que influencia clientes e trabalhadores, tem a possibilidade de auxiliar na conquista de vantagem competitiva e diferenciação. Com o objetivo de perceber as implicações das características do servicescape em contexto de turismo de bem-estar e wellness, foi adotada uma metodologia qualitativa e aplicado um inquérito por entrevista aos gestores/diretores dos espaços de bem-estar e wellness nas unidades hoteleiras de 4 estrelas do distrito de Leiria. Para complementar a analise de dados, foram também analisados os comentários publicados nas plataformas Booking e TripAdvisor. As conclusões obtidas demonstram que, para além das dimensões do servicescape já conhecidas, também é visível a influência clara de uma dimensão social que diz respeito aos trabalhadores do espaço. A sua influência é tão importante como a influência da dimensão mais trabalhada pelas entidades. A integração deste conceito a nível operacional dá-se através dos seus trabalhadores e de ações como a limpeza e manutenção, demonstrando a transversalidade da sua aplicação. Apesar de subtil, o servicescape demonstra-se uma mais-valia na criação de vantagem competitiva e diferenciação.
- Indicadores chave de desempenho (KPI’s) do departamento de F&B : análise de uma cadeia hoteleiraPublication . Valador, Natacha Rodrigues Cabaça; Almeida, Anabela Clemente Elias; Lopes, Maria Sofia Fernandes de PinhoA motivação fulcral na escolha desta temática foi a escassez de investigação realizada em Portugal sobre os Indicadores Chave de Desempenho (KPI’s) do Departamento de F&B da indústria hoteleira. A presente tese tem como objetivo primordial analisar a problemática do controlo e gestão do Departamento de F&B no ramo hoteleiro, através de um modelo que procura avaliar o desempenho da performance do Departamento de F&B, através da implementação dos Indicadores de Desempenho (KPI’s), quer financeiros quer não financeiros, na cadeia hoteleira alvo do estudo. Através da pesquisa bibliográfica e sua consequente análise foi possível efetuar um enquadramento do assunto a abordar, retirando as principais diretrizes para a construção do questionário. Com este trabalho pretende-se auxiliar os profissionais da área na escolha de ferramentas que contribuíam para uma maior rentabilidade financeira do seu departamento. Também se pretende fomentar os conhecimentos dos proprietários e gestores hoteleiros e a importância de recolha e análise dos dados de modo organizado e uniformizado, garantindo assim o sucesso contínuo de eficiência e maximização da rentabilidade. Finalmente, com o trabalho apresentado, pretende-se acrescentar valor nesta área do setor hoteleiro uma vez que é reduzida a nível nacional.
- A Indústria de Cruzeiros: fatores que determinam o segmento de luxo e ultraluxo no setorPublication . Lima, Ana Maria Carvalho Pedroso de; Abranja, Nuno Alexandre Pereira; Almeida, Anabela Clemente EliasA indústria de cruzeiros é um dos setores do turismo com crescimento mais acelerado e maior projeção nos próximos anos (CLIA, 2023). A literatura existente sugere a sua divisão em três setores – massas, premium e luxo. Contudo, esta segmentação não está institucionalizada e, assim, a sua caracterização torna-se um pouco vaga, o que leva não só a que os meios de comunicação posicionem as linhas de cruzeiro, mas também que as próprias empresas de cruzeiros se autossegmentem. Muitas vezes são as próprias companhias que se anunciam como “ultraluxo”, o que levantou mais uma ideia pouco clara. Todos estes aspetos se tornaram bastante interessantes para analisar: determinar como é feita a segmentação do setor de cruzeiros, com enfoque no estudo dos elementos que caracterizam o setor de luxo, que parece estar em profundo desenvolvimento até 2027, segundo a carteira de encomendas (Cruise Industry News, 2022). E, depois, chegar à distinção entre luxo e ultraluxo. Assim, o objetivo principal é: i) compreender os elementos que caracterizam o luxo e ultraluxo e ii) fazer uma distinção entre luxo e ultraluxo na indústria de cruzeiros. Para concretizar o objetivo, foi realizada uma ampla revisão da literatura que trouxe alguns pressupostos. A segmentação do mercado é, de facto, massas, premium e luxo, mas também inclui os cruzeiros de especialidade (tais como os cruzeiros de rio ou de expedição); os elementos que caracterizam o segmento de luxo são, principalmente, o tamanho do navio, os rácios, o serviço e preço; e a diferença entre luxo e ultraluxo encontra-se no preço e na elevada qualidade dos serviços, produtos e comodidades (tais como a qualidade dos alimentos e bebidas, a qualidade do staff, os materiais do mobiliário, etc.) Para confirmar estes pressupostos, decidiu-se abordar os consumidores de cruzeiros de luxo com um inquérito por questionário, e empresas de cruzeiro com um inquérito por entrevista. Recorreu-se ainda à observação participante e à análise documental relativa a três companhias de cruzeiros de luxo. Este estudo confirmou a segmentação existente e determinou os elementos dos cruzeiros de luxo: tamanho do barco, serviço personalizado, FB, itinerários e conceito de tudo incluído a um preço generoso. Além disso, contribui para aclarar a zona cinzenta da distinção entre luxo e ultraluxo.
- A influência do servicescape na satisfação, deleite e recompra em Hotelaria: Estudo de casos de Hotéis de Sol e MarPublication . Antunes, Nélia Henriques; Almeida, Anabela Clemente Elias; Pais, Sónia Isabel Vieira MortáguaCada vez mais o Servicescape desempenha um papel essencial nas experiências de estadia dos clientes, em hotéis (Lee & Chuang, 2021), o que faz com que seja um fator importante para formar as primeiras impressões de um hóspede sobre um ambiente de serviço, neste caso em Hotelaria. Desta forma, acreditou-se ser interessante estudar a influência que o servicescape poderá ter na satisfação ou deleite dos hóspedes de hotéis de sol e mar, e dessa forma perceber se isto poderá gerar recompra ou não de estadias, e se se poderá tornar um cliente leal ou não do serviço correspondente. Para tal, foram selecionados dois hotéis de sol e mar localizados em Peniche e em Caldas da Rainha, dois municípios situados na zona Oeste, sendo eles o Hotel Neptuno*** e o Hotel Água D’Alma ***, tendo como base de seleção o facto de serem empreendimentos turísticos dedicados a turistas de Sol e Mar, que correspondem a ambientes descontraídos e ligados a zonas marítimas e atividades náuticas, como o surf, e que se enquadram na categoria de Hotel, com a classificação de três estrelas, e que por sua vez, sejam de gestão independente, não detendo qualquer tipo de ligação a uma cadeia hoteleira. Procurou-se averiguar se: i) o servicescape influencia diretamente a satisfação ou o deleite do hóspede; ii) se a respetiva satisfação e deleite geram atos de recompra; iii) se a recompra leva o cliente a estabelecer uma relação de lealdade com o hotel. Decidiu-se utilizar, além do estudo de caso múltiplo, uma abordagem mista, ou seja, quantitativa e qualitativa, de forma a percecionar a opinião dos hóspedes de cada hotel em estudo, mediante a aplicação de questionários aos mesmos, durante sete meses, mais precisamente, de janeiro a julho de 2023. Através dos dados verificou-se que os inquiridos tinham interesse em voltar aos hotéis onde estiveram e que o ambiente de serviço era uma dessas razões. Em termos de Lealdade, os hóspedes afirmaram escolher o hotel onde estiveram hospedados em detrimento de outro mesmo que apenas uma parte se considere leal à marca/entidade. Ao nível da satisfação, a maioria dos inquiridos, sentiu-se satisfeita com os serviços experienciados. Por fim, concluiu-se que os atributos da “Temperatura”, “Simpatia dos Colaboradores”, “Prontidão de Resposta”, “Design Interior” e “Decoração”, foram aqueles que mais influenciaram os dois hotéis no geral.
- Um modelo holístico de marketing sensorial para restaurantes: um caminho para a fidelização com Gestalts surpreendentesPublication . Rodrigues, Filipe Jorge Pereira; Almeida, Anabela Clemente EliasO marketing não está a resultar, diz Kotler (2005) e os sentidos têm sido ignorado (Hultén, Broweus, & Dijk, 2009A). A forma da oferecer distinção passa pela capacidade de se proporcionarem experiências emocionais completas, até porque a intensidade das mensagens que emitem é tanto mais forte quanto mais sentidos forem estimulados (Lindstrom, 2010). É deste gap que surge o objetivo deste estudo, que sugere a criação de uma estratégia de marketing sensorial holística, através da criação de gestalts completos e com o fator surpresa agregado, sendo este o resultado das preferências da amostra recolhida. Com uma estratégia com esta profundidade, objetiva-se a criação de qualidade atrativa (Zultner & Mazur, 2006) de modo a deleitar, fidelizar e estimular um feedback positivo por parte do consumidor. Foi elaborado um questionário aplicado online de modo a obter uma amostra mais aleatória e os dados foram tratados no software Statistical Package for the Social Sciences. Os resultados levaram-nos à descoberta de fatores interessantes, que apontam para uma diferenciação sensorial significativa, face aos mesmos produtos, entre homens e mulheres. Levou-nos também ao encontro que que a perceção da qualidade do serviço num restaurante, depende das várias dimensões do serviço para haja satisfação.
- A organização interna dos departamentos de E-Commerce e Revenue Management: Análise dos Tivoli Hotels & ResortPublication . Rosa, Princese da Graça Teixeira Santa; Almeida, Anabela Clemente EliasO presente relatório assenta sob a compreensão das funções desempenhadas nas áreas de Revenue Management e E-Commerce no âmbito do estágio realizado no grupo hoteleiro português Tivoli Hotels & Resorts. O relatório tem como essencial objetivo a descrição da experiência do contacto com a indústria hoteleira através de um estágio curricular entre Agosto de 2013 até Maio 2014 para a obtenção de grau de mestre no Mestrado em Gestão e Direção Hoteleira, da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar. Foram delineados vários objetivos neste estágio no departamento de Revenue Management e E-Commerce tais como, conhecer os fundamentos de Revenue bem como a estratégia de pricing utilizada numa grande cadeia hoteleira e todo o processo envolvente para aumentar a ocupação, a otimização de Revenue e toda a explicação da estratégia utilizada na distribuição dos canais online, estando intimamente ligada à gestão dos mesmos. Ao longo do relatório ir-se-á perceber que estes dois departamentos detêm um elo de ligação sendo que as decisões obtidas pelo Revenue têm impacto direto no E-Commerce – Gestão dos canais online. A Tivoli Hotels & Resorts é uma cadeia hoteleira nacional que conta com doze hotéis em Portugal Continental e dois no Brasil em que se destaca a oferecer uma panóplia de serviços ao cliente não passando apenas pela estada. Experience More – este é o Unique Selling Proposition [USP], uma forte aposta na venda de experiências, considerado um verdadeiro conceito diferenciador convidando o cliente a usufruir de três serviços: Team, T/Services and T/Services.
- O papel das Energias Renováveis na sustentabilidade do Turismo em Espaço Rural: a perceção do consumidorPublication . Dreyer, Rosa Cláudia Paiva da Costa Bento; Almeida, Anabela Clemente Elias; Gomes, Conceição Ilda da SilvaEste estudo propõe-se a investigar as relações entre o uso de Energias Renováveis em Estabelecimentos de Turismo de Espaço Rural e a perceção de sustentabilidade dos turistas, assim como o seu impacto na intenção e no comportamento de compra sustentável dos mesmos. Uma revisão abrangente da literatura é conduzida, de modo a estabelecer o estado da arte sobre os assuntos em estudo, destacando a importância das práticas sustentáveis no setor turístico e a sua correlação com a satisfação e atração de turistas conscientes do meio ambiente, da sociedade e da economia. O estudo empírico foi desenvolvido através de uma abordagem quantitativa, utilizando o inquérito por questionário, estruturado e autoadministrado, como ferramenta. Foram consideradas 261 respostas, que permitiram apurar, através da análise estatística, que existe a necessidade de considerar não apenas as atitudes individuais em relação à sustentabilidade, mas também fatores contextuais e sociodemográficos, ao elaborar estratégias de promoção de produtos e práticas sustentáveis nos Estabelecimentos de Turismo de Espaço Rural. Neste sentido, a utilização de Energias Renováveis está positivamente associada a uma imagem de sustentabilidade no Turismo em espaço Rural; uma imagem de sustentabilidade no Turismo em Espaço Rural influencia positivamente a intenção de compra sustentável por parte dos turistas; e a intenção de compra sustentável por parte dos turistas, influencia positivamente o comportamento de compra sustentável dos mesmo. Não obstante, apesar de existirem correlações positivas estatisticamente significativas entre todas as variáveis em estudo, não existe uma mediação significativa entre elas, sendo apresentada uma proposta de modelo mais adequado aos resultados recolhidos. No final, deixam-se algumas recomendações para o setor de Turismo em Espaço Rural, sobre como melhorar a promoção da sustentabilidade e o uso de Energias Renováveis, de modo a corresponder às expectativas dos turistas atuais e assim promover as vendas.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »