Publication
Lifty.io : plataforma Web de auxílio à avaliação e recuperação de indivíduos com perturbações do espectro do autismo
dc.contributor.advisor | Costa, Nuno Alexandre Ribeiro da | |
dc.contributor.advisor | Carreira, Vitor Manuel Jesus | |
dc.contributor.advisor | Sousa, Célia Maria Adão de Oliveira Aguiar de | |
dc.contributor.author | Maduro, Nuno Miguel Preces | |
dc.date.accessioned | 2016-01-12T10:22:48Z | |
dc.date.available | 2016-01-12T10:22:48Z | |
dc.date.issued | 2015-11 | |
dc.description | Projeto de Mestrado realizado sob a orientação do Doutor Nuno Costa e coorientação do Professor Vítor Carreira e da Doutora Célia Sousa, apresentado à Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria. | pt_PT |
dc.description.abstract | A plataforma Lifty.io é um projeto que visa auxiliar a avaliação e recuperação de indivíduos com perturbações do espectro do autismo (PEA) e consiste no desenvolvimento de uma plataforma web, onde responsáveis técnicos poderão personalizar jogos, com o objetivo de desenvolver a habilidade de comunicação e reconhecimento de emoções por meio de expressões faciais reais. A plataforma encontra-se essencialmente dividida em dois modos distintos. Um dos modos foca-se na utilização da plataforma por parte do responsável técnico, o qual usará a plataforma para visualizar o progresso do indivíduo com PEA, no decurso dos vários jogos que este irá executar. A plataforma permite, através de um dashboard interativo, avaliar se o indivíduo com PEA está a progredir no reconhecimento de emoções. O responsável técnico poderá ainda, a partir da plataforma, personalizar jogos existentes de modo a preparar, da melhor forma, a sessão de trabalhos com o indivíduo com PEA. O personalizador de jogos consiste numa funcionalidade simples e intuitiva que permite alterar aspetos nos jogos, tais como, o nível de dificuldade, usabilidade, textos, imagens ou sons. O segundo modo centra-se na utilização da plataforma, por parte do indivíduo com PEA, de modo a expressar e avaliar as suas emoções, jogando os jogos que lhe estão atribuídos. Os jogos têm como objetivo desenvolver a habilidade de comunicação, o reconhecimento de emoções por meio de expressões faciais e procuram despertar o interesse do indivíduo com PEA. A plataforma permite recolher vários indicadores métricos, como tempos de respostas ou percentagens de acertos, que permitem, a um responsável técnico, avaliar e analisar o progresso do indivíduo com PEA. A plataforma já está disponível online e é gratuita. Conta já com uma utilização assídua por parte do cliente de projeto, trazendo benefícios à mesma e aos indivíduos com PEA nelas integrados. A plataforma também já se encontra divulgada em redes sociais, sendo financiada por uma empresa local. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201679990 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/1467 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | ESTG - IPLeiria | pt_PT |
dc.subject | Lifty | pt_PT |
dc.subject | Autismo | pt_PT |
dc.subject | Plataforma | pt_PT |
dc.subject | Jogos | pt_PT |
dc.subject | Emoções | pt_PT |
dc.subject | Avaliação | pt_PT |
dc.title | Lifty.io : plataforma Web de auxílio à avaliação e recuperação de indivíduos com perturbações do espectro do autismo | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |