Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º e 2.º CEB: Formulação de questões-problema numa turma do 3.º ano de escolaridade

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente relatório foi elaborado para a finalização do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo e encontra-se dividido em duas grandes partes. A primeira parte corresponde à dimensão reflexiva, onde são apresentados os aspetos mais marcantes e mais significativos, ao longo das quatro práticas pedagógicas, desde as expetativas, receios e dificuldades sentidas e até às aprendizagens efetuadas pela mestranda ao longo deste percurso. A segunda parte corresponde à dimensão investigativa, centra-se num estudo realizado numa turma do 3.º ano de escolaridade que tem como objetivo responder à seguinte pergunta: Como evoluem as questões-problema que os alunos de uma turma do 3.º ano de escolaridade formulam tendo como indutores obras de literatura infantil à medida que se familiarizam com a realização de atividades experimentais em ciências? Os dados recolhidos demonstram que houve uma evolução por parte dos alunos na formulação de questões-problema e que a literatura infantil funcionou como indutor para essas mesmas questões.

Description

Keywords

Ensino básico do 1º ciclo Ensino básico do 2º ciclo Literatura infantil Ensino das ciências

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue