Repository logo
 
Publication

A expressão plástica vivida por professores em formação: o papel das narrativas na ressignificação das experiências

dc.contributor.authorMagueta, Lúcia
dc.date.accessioned2020-01-28T14:36:00Z
dc.date.available2020-01-28T14:36:00Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractNeste artigo analisam-se narrativas escritas por professores em início de formação sobre as suas experiências escolares com a expressão plástica. A recolha de dados foi realizada junto de estudantes de um curso da formação inicial de professores no momento em que iniciavam uma unidade curricular no âmbito da didática das expressões. O estudo efetuado teve como objetivo o confronto entre os seus conhecimentos didáticos sobre as práticas com a expressão plástica e a realidade vivenciada pelos mesmos, enquanto alunos nos primeiros anos de escolaridade. Os resultados evidenciaram que, para os professores em formação, as memórias da expressão plástica vivida enquanto alunos se traduzem em «experiências positivas» e «experiências negativas». O debate em torno das narrativas produzidas permitiu ressignificar as experiências relatada, mobilizando e construindo novos conhecimentos sobre metodologia da expressão plástica.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMagueta, L.G.(2015). A expressão plástica vivida por professores em formação: o papel das narrativas na ressignificação das experiências. In H. Pinto, M. I. Dias, & R. Muñoz (Orgs), IV Conferência Internacional - Investigação, Práticas e Contextos em Educação. Livro de atas: conferências, painéis, artigos, relatos e posters. Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria, pp.340-346. ISBN: 978-989-8797-05-6pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8797-05-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/4571
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiriapt_PT
dc.subjectExpressão plásticapt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectNarrativaspt_PT
dc.titleA expressão plástica vivida por professores em formação: o papel das narrativas na ressignificação das experiênciaspt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLeiriapt_PT
oaire.citation.endPage346pt_PT
oaire.citation.startPage340pt_PT
oaire.citation.titleConferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 2015pt_PT
person.familyNameGrave Magueta
person.givenNameLúcia
person.identifierhttps://scholar.google.com/citations?hl=en&user=Yw_e_2EAAAAJ
person.identifier.ciencia-idF214-6B4F-713B
person.identifier.orcid0000-0003-0203-571X
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication59add4da-4561-421c-b6f7-e104453e2200
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery59add4da-4561-421c-b6f7-e104453e2200

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Atas_IPCE_2015_Texto «A expressão plástica vivida por professores em formação - o papel das narrativas na ressignificação das experiências».pdf
Size:
407.82 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: