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Authors
Abstract(s)
O crescimento da utilização de energia nas diversas organizações tem levado a uma
maior preocupação com a gestão dessa energia. Sendo assim, têm sido desenvolvidas
ferramentas que pretendem melhorar a gestão da energia, como o caso dos Sistemas de
Gestão de Energia (SGE).
Nesta dissertação, pretende-se estudar a metodologia para a implementação de um
SGE num edifício escolar, com base na Norma ISO 50001. Para testar esta implementação
utilizou-se como caso de estudo a Escola Secundária de Pombal.
Para a implementação do SGE, foram seguidos todos os requisitos presentes na
Norma ISO 50001, iniciando-se com uma análise energética ao edifício, através de uma
análise dos dados energéticos desde o ano letivo 2012/2013 até ao ano letivo 2014/2015.
Numa segunda fase, procurar-se-á explicar como cumprir todos os pontos da norma,
explicando o que fazer em cada caso, as ações que se devem realizar, assim como os
documentos que devem existir.
Por fim será desenvolvida uma abordagem à forma como se deve auditar um SGE,
segundo a mesma norma, com aplicação a esta escola mas com potencial de aplicação a
todos os edifícios que se assemelhem a este.
Description
Keywords
Eficiência energética Sistema de gestão de energia Norma ISO 50001 Auditoria energética