Publication
Análise matemática e realidade aumentada: um estudo no ensino superior em Portugal
dc.contributor.author | Cardoso, Teresa | |
dc.contributor.author | Coimbra, Teresa | |
dc.contributor.author | Mateus, Artur | |
dc.date.accessioned | 2023-06-14T09:50:52Z | |
dc.date.available | 2023-06-14T09:50:52Z | |
dc.date.issued | 2018-09 | |
dc.description.abstract | Neste texto, começamos por definir Realidade Aumentada (RA), enquadrando-a nas tecnologias tridimensionais, referindo a sua importância e atualidade. Depois, num breve estado da arte, apresentamos um mapeamento, a partir de estudos que focam a RA em contextos educacionais, nomeadamente no ensino superior e no domínio da matemática. Posteriormente, descrevemos parte do estudo desenvolvido no âmbito do trabalho de doutoramento “As Tecnologias Tridimensionais como contributo para a aprendizagem da Matemática no Ensino Superior”, que teve como objetivo principal contribuir para uma compreensão mais profunda de como as tecnologias tridimensionais podem potenciar o ensino e a aprendizagem da Matemática, no contexto nacional do ensino superior, em particular na área das engenharias. Da análise dos nossos dados e resultados, foi possível concluir que os desafios que se colocam hoje ao nível dos métodos de ensino, da aquisição e consequente consolidação do conhecimento podem ser em parte (cor)respondidos com a aplicação de tecnologias disponíveis, como a RA, que permitam uma compreensão mais completa dos conteúdos, levando à endogeneização de conhecimento e também à internalização de competências com bases mais sólidas. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Cardoso, T., Coimbra, T., & Mateus, A. (2018). Análise matemática e realidade aumentada: um estudo no ensino superior em Portugal. Debates Em Educação, 10(22), 271. https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p271-283 | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.28998/2175-6600.2018v10n22p271-283 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2175-6600 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/8592 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/5457 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Realidade Aumentada | pt_PT |
dc.subject | Conteúdos tridimensionais | pt_PT |
dc.subject | Tecnologias da informação e comunicação (TIC) | pt_PT |
dc.subject | Estudantes de ensino superior | pt_PT |
dc.subject | Ensino e aprendizagem da matemática | pt_PT |
dc.title | Análise matemática e realidade aumentada: um estudo no ensino superior em Portugal | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 283 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 22 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 272 | pt_PT |
oaire.citation.title | Debates em Educação | pt_PT |
oaire.citation.volume | 10 | pt_PT |
person.familyName | Mateus | |
person.givenName | Artur | |
person.identifier.ciencia-id | 0E1A-9A57-E79A | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2483-9153 | |
person.identifier.rid | H-3387-2018 | |
person.identifier.scopus-author-id | 14028690000 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 1dfafb6b-cec8-4769-ac8e-76dbd0209077 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 1dfafb6b-cec8-4769-ac8e-76dbd0209077 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Cardoso et al_2018_Análise matemática e realidade aumentada-um estudo no ensino superior em Portugal.pdf
- Size:
- 861.81 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: