Repository logo
 
Publication

Análise matemática e realidade aumentada: um estudo no ensino superior em Portugal

dc.contributor.authorCardoso, Teresa
dc.contributor.authorCoimbra, Teresa
dc.contributor.authorMateus, Artur
dc.date.accessioned2023-06-14T09:50:52Z
dc.date.available2023-06-14T09:50:52Z
dc.date.issued2018-09
dc.description.abstractNeste texto, começamos por definir Realidade Aumentada (RA), enquadrando-a nas tecnologias tridimensionais, referindo a sua importância e atualidade. Depois, num breve estado da arte, apresentamos um mapeamento, a partir de estudos que focam a RA em contextos educacionais, nomeadamente no ensino superior e no domínio da matemática. Posteriormente, descrevemos parte do estudo desenvolvido no âmbito do trabalho de doutoramento “As Tecnologias Tridimensionais como contributo para a aprendizagem da Matemática no Ensino Superior”, que teve como objetivo principal contribuir para uma compreensão mais profunda de como as tecnologias tridimensionais podem potenciar o ensino e a aprendizagem da Matemática, no contexto nacional do ensino superior, em particular na área das engenharias. Da análise dos nossos dados e resultados, foi possível concluir que os desafios que se colocam hoje ao nível dos métodos de ensino, da aquisição e consequente consolidação do conhecimento podem ser em parte (cor)respondidos com a aplicação de tecnologias disponíveis, como a RA, que permitam uma compreensão mais completa dos conteúdos, levando à endogeneização de conhecimento e também à internalização de competências com bases mais sólidas.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCardoso, T., Coimbra, T., & Mateus, A. (2018). Análise matemática e realidade aumentada: um estudo no ensino superior em Portugal. Debates Em Educação, 10(22), 271. https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p271-283pt_PT
dc.identifier.doi10.28998/2175-6600.2018v10n22p271-283pt_PT
dc.identifier.issn2175-6600
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/8592
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCentro de Educação da Universidade Federal de Alagoaspt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/5457pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectRealidade Aumentadapt_PT
dc.subjectConteúdos tridimensionaispt_PT
dc.subjectTecnologias da informação e comunicação (TIC)pt_PT
dc.subjectEstudantes de ensino superiorpt_PT
dc.subjectEnsino e aprendizagem da matemáticapt_PT
dc.titleAnálise matemática e realidade aumentada: um estudo no ensino superior em Portugalpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage283pt_PT
oaire.citation.issue22pt_PT
oaire.citation.startPage272pt_PT
oaire.citation.titleDebates em Educaçãopt_PT
oaire.citation.volume10pt_PT
person.familyNameMateus
person.givenNameArtur
person.identifier.ciencia-id0E1A-9A57-E79A
person.identifier.orcid0000-0003-2483-9153
person.identifier.ridH-3387-2018
person.identifier.scopus-author-id14028690000
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication1dfafb6b-cec8-4769-ac8e-76dbd0209077
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery1dfafb6b-cec8-4769-ac8e-76dbd0209077

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Cardoso et al_2018_Análise matemática e realidade aumentada-um estudo no ensino superior em Portugal.pdf
Size:
861.81 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: