Repository logo
 
Publication

Livro adaptado com recurso à Tecnologia Digital: Uma aplicação com crianças com NEE

dc.contributor.authorCalvário, Juliana
dc.contributor.authorGil, Henrique
dc.contributor.authorSousa, Célia Maria
dc.date.accessioned2025-07-16T13:20:30Z
dc.date.available2025-07-16T13:20:30Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractComunicar é uma capacidade inata que qualquer indivíduo apresenta como forma de se inserir na sociedade e no mundo que o rodeia, sendo que as crianças aprendem a comunicar por meio das interações que estabelecem com os outros. Numa criança com graves problemas de comunicação, como é o caso de crianças com Perturbações do Espetro do Autismo (PEA), as interações com os familiares e colegas ficam restritas e condicionadas, influenciando negativamente todo o seu desenvolvimento. Deste modo, é fundamental proporcionar a estas crianças meios para se expressarem e compreenderem os indivíduos que as rodeiam. Na sociedade, existem escassos materiais adaptados para crianças com perturbação na comunicação, nomeadamente de livros adaptados em Símbolos Pictográficos de Comunicação (SPC), podendo estes ser materiais que facilitam o acesso à informação, por parte destas crianças. A investigação desenvolvida centrou-se na construção de recursos pedagógicos, livros adaptados com símbolos SPC e a sua aplicação junto de duas crianças com PEA. Teve como principal objetivo o de averiguar se estes recursos facilitam a inclusão destas crianças em atividades de leitura, bem como se promovem um maior desenvolvimento de competências comunicativas entre estas crianças e os seus pares, em comparação com o mesmo livro na sua versão original. A metodologia adotada consistiu numa investigação de caráter qualitativo, numa abordagem que privilegiou o estudo de caso e a investigação-ação, de caráter exploratório e descritivo. A investigação foi baseada no trabalho de campo, que envolveu duas crianças e os livros adaptados, construídos no âmbito da investigação. Durante o processo investigativo foram realizadas sessões práticas junto das crianças participantes, onde se recolheram as respetivas notas de campo. Posteriormente, entrevistaram-se os docentes de educação especial e titulares de turma, das respetivas crianças. Após a recolha, tratamento e análise dos dados aferiu-se que os livros adaptados foram estruturadores e facilitadores da comunicação, face ao livro na sua versão original. A reação comportamental e comunicativa das crianças face ao livro adaptado foi de maior participação e dinâmica se comparada com as reações face ao livro no formato original, promovendo igualmente a inclusão de crianças com PEA nas atividades de leitura.por
dc.description.abstractEvery individual presents the innate capacity to communicate as a way of being a part of the society and the world around themselves, throughout a child's development they learn how to communicate through the interactions that they establish with others. In the case of a child with severe communication problems, such as a child with the Autism Spectrum Disorder (ASD), the family and colleague's interactions become considerably restrict and conditioned, which has a negative impact to their emotional, social and/or cognitive development. Thereby, it is fundamental to provide these children with the means to express themselves and to understand the individuals around them. In society, the verified existence of poor adapted material to children with communication disorders, in particular of adapted books in Communication Pictographic Symbols (CPS), and these can be materials that facilitate access to information by these children. The developed investigation is centred at the development of teaching resources, more specifically adapted books with CPS symbols, and their application along with children with ASD. It has had the main goal of verifying if these resources have eased the inclusion of these children in reading activities, as well as if it promotes a further development of the communicative skills alongside these children and their peers, in comparison with the original versions of the same books. The adopted methodology consisted in a qualitative research method, in favour of a case study and action-research approach, in an exploratory and descriptive research method. The investigation was based on fieldwork, which involved two children and the adapted books, developed in the scope of the research. During the research process, there were held practical sessions along with the participating children, where the corresponding fieldnotes were gathered. Subsequently, the special education teachers and class directors, from the respective children, were interviewed. After the data collection, process and analysis we concluded that the adapted books have been structurers and enablers of the communication, when facing the original versions of the books. The children's behaviour and communicational reaction towards the adapted books was of increased participation and dynamics when compared with the reaction towards the original versions of the books, promoting an equal the inclusion of the children with ASD in the reading activities.eng
dc.identifier.citationCalvario, Juliana & Gil, Henrique & Sousa, Celia. (2018). Book adapted with the use of digital tecnology: An application with children with special needs. 1-5. 10.23919/CISTI.2018.8399410.eng
dc.identifier.doi10.23919/CISTI.2018.8399410
dc.identifier.isbn978-989984348-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/13669
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherIEEE Computer Society
dc.relation.hasversionhttps://ieeexplore.ieee.org/document/8399410
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectAdapted book
dc.subjectAugmentative and alternative communication
dc.subjectAutism spectrum disorder
dc.subjectInclusion
dc.subjectcomunicação aumentativa e alternativa
dc.subjectinclusão
dc.subjectlivro adaptado
dc.subjectperturbação do espetro do autismo
dc.titleLivro adaptado com recurso à Tecnologia Digital: Uma aplicação com crianças com NEEpor
dc.title.alternativeBook adapted with the use of Digital Tecnology: An application with children with Special Needspor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferenceDate2018-06
oaire.citation.conferencePlaceCaceres
oaire.citation.title13th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTI 2018
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameSousa
person.givenNameCélia Maria
person.identifier.ciencia-idC018-2EA4-D945
person.identifier.orcid0000-0002-5113-9323
person.identifier.ridF-1527-2015
relation.isAuthorOfPublication9c3f19fb-14ef-49d7-9212-94f471987b4f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9c3f19fb-14ef-49d7-9212-94f471987b4f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Livro adaptado com recurso à Tecnologia Digital Uma aplicação com crianças com NEE.pdf
Size:
678.47 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: