Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.96 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A otimização dos processos de corte por arranque de apara é uma temática largamente estudada e abordada de diversas formas. O presente trabalho aborda esta problemática do ponto de vista de uma PME de produção de moldes para a indústria de plásticos com mais de 25 anos de atividades.
A resolução mais adequada foi a criação de uma base de conhecimento (KDB – Knowlege Database) para assistir à tomada de decisão em relação à definição dos parâmetros de corte a serem utilizados pelos programadores CAM durante a geração dos processos de maquinagem. Cada registo introduzido na base de dados que serve a aplicação consiste na descrição das características de determinado trabalho e respetivos parâmetros utilizados na maquinagem, aos primeiros pode chamar-se “elementos de implementação” e aos segundos “elementos de processo”. Os formulários de interface da aplicação criados permitem, de forma geral, uma consulta, inserção, e correção de registos de forma independente e simples. A inserção e correção de registos passa a definitiva apenas após a aprovação do gestor do sistema (que estuda em conjunto com o utilizador o novo registo em questão).
A população da base de dados com novos registos é da responsabilidade não só dos utilizadores especialistas nesta área, como também do responsável de projeto que tem de ter uma atitude proactiva na pesquisa e averiguação das melhores condições de corte e confrontar esta informação com os registos que vão sendo inseridos, acrescentando ele também novos registos, que constituem as boas-práticas de maquinagem da empresa.
Para encontrar melhores elementos de processo (ferramentas e grandezas de corte, máquina CNC, estratégias CAM , fluido de corte e sistema de fixação) para os trabalhos de maquinagem cujas características se repetem mais frequentemente (conjugação de determinados elementos de implementação) , são efetuados testes de maquinagem na fabricação, nos quais são comparados desempenhos de acordo com os objetivos de custo mínimo de produção e máxima qualidade de superfície. Os testes são feitos no decorrer normal da fabricação das peças, pelo que permite apenas comparar performances de certas combinações, e se for caso disso regista-las na KDB para serem resgatadas e reutilizadas sempre que essas características de repitam. A escolha, feita pelo gestor, das novas ferramentas e parâmetros de corte a testar, assenta na investigação cálculos e estudo prévio levado a cabo para cada caso. Se este considerar que as condições estudadas têm boas hipóteses de melhorar determinado trabalho de maquinagem propõe o teste.
Na revisão bibliográfica é abordada a problemática da otimização dos processos de corte, generalidades básicas do processo e, finalmente, quais as vantagens da utilização de uma KDB da forma como foi aplicada em processos de melhoria de maquinagem, justificando assim a presente escolha em relação às restantes metodologias de otimização, de acordo com as características da empresa.
Description
Keywords
Trabalhar Metais Conhecimento DataBase Otimização dos Processos de Corte