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Desenvolvimento, via simulação computacional (CFD) e experimental, de um sistema de gestão térmica de baterias de iões de lítio

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspt_PT
dc.contributor.advisorMartinho, Nuno Alexandre Gonçalves
dc.contributor.authorGaspar, João Rafael Martins
dc.date.accessioned2024-09-11T14:55:48Z
dc.date.available2024-09-11T14:55:48Z
dc.date.issued2024-07-08
dc.description.abstractA crescente necessidade de otimizar a eficiência energética e a segurança em veículos elétricos tem impulsionado o aperfeiçoamento contínuo dos sistemas de gestão térmica de baterias de iões de lítio. O presente trabalho, realizado no âmbito do Projeto de Mestrado em Engenharia Automóvel, dedicou-se ao desenvolvimento e à avaliação de um sistema de gestão térmica por imersão líquida, através de simulações numéricas computacionais e ensaios experimentais, visando responder às exigências de desempenho térmico e à fiabilidade sob condições operacionais variadas. Para as simulações numéricas computacionais foi considerado, em simultâneo, a produção de calor no interior das células durante a sua carga/descarga, através de um modelo numérico próprio para o efeito, e a consequente dissipação do calor produzido através de um sistema de refrigeração líquida, através de um programa comercial de Dinâmica dos Fluidos Computacional (CFD). Complementarmente, realizaram-se ensaios experimentais para validar os modelos numéricos, utilizando uma montagem construída especificamente para o efeito, que permitiu monitorizar a resposta térmica das células sob condições de carga variadas. O desenvolvimento do invólucro do conjunto de células (bateria), um dos temas principais do trabalho, foi realizado através de um processo iterativo, típico de um produto desenvolvido com recurso a ferramentas de engenharia assistida por computador, tendo como principal objetivo uma refrigeração eficiente e homogénea do respetivo conjunto de células. A geometria inicial do invólucro foi desenhada com base na geometria de um invólucro já existente numa empresa, na qual o presente projeto foi desenvolvido, que pretende vir a usar a bateria num motociclo de competição de todo-o-terreno que se encontra a ser desenvolvido na mesma empresa. Para a aquisição e tratamento dos dados experimentais, foi ainda desenvolvido um sistema eletrónico específico para a montagem experimental em causa. Os resultados indicam que a implementação de um sistema de imersão líquida contribui significativamente para a homogeneização da temperatura entre as células, reduzindo o risco de degradação acelerada e melhorando a eficiência geral do sistema de baterias. As análises demonstraram também que este tipo de sistema de gestão térmica permite a homogeneização de temperaturas de células mesmo com caudais de fluido reduzidos.pt_PT
dc.identifier.tid203696760pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/10039
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSistema de gestão térmicapt_PT
dc.subjectImersão líquidapt_PT
dc.subjectCélulas eletroquímicaspt_PT
dc.subjectIões de lítiopt_PT
dc.subjectDinâmica de fluidos computacional (CFD)pt_PT
dc.subjectTransferência de calorpt_PT
dc.titleDesenvolvimento, via simulação computacional (CFD) e experimental, de um sistema de gestão térmica de baterias de iões de lítiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Automóvelpt_PT

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