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Implementação de metodologias de reconstrução científica de acidentes
datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Santos, Sérgio Pereira dos | |
dc.contributor.author | Martins, Rui Filipe Gonçalves | |
dc.date.accessioned | 2019-04-03T14:24:30Z | |
dc.date.available | 2019-04-03T14:24:30Z | |
dc.date.issued | 2018-12-27 | |
dc.description.abstract | A sinistralidade rodoviária continua a apresentar uma evolução muito negativa para as sociedades, atendendo às suas consequências nefastas para as famílias, a atividade produtiva e económica. O estudo das causas dos acidentes é um caminho para definir e tomar as medidas de prevenção adequadas tendo em vista a redução efetiva dos acidentes. Esta análise aos acidentes é realizada por Peritos especialistas onde têm de aplicar conhecimentos de engenharia mecânica, dinâmica automóvel, tecnologia automóvel e ainda conhecimentos das áreas médicas e sociais. A ineficácia das medidas de prevenção é muitas vezes resultado da incerteza do apuramento das causas do acidente. O trabalho do Perito Especialista no que concerne ao estudo da dinâmica é seguido após um conjunto de ações de recolha de informação sobre o local e os veículos envolvidos. Para chegar aos resultados finais, um dos passos principais que o Perito deve realizar é a recolha de dados sobre o local para elaboração de um croqui devidamente representativo do cenário do acidente. Uma inadequada realização desta tarefa pode colocar em causa todo um estudo da dinâmica de colisão realizada sobre os veículos envolvidos. Durante vários anos que a recolha das medidas no local de um acidente tem sido suportada por técnicas simples de execução, nomeadamente utilização de fita métrica, ou outro tipo de escala manual. No entanto, a evolução tecnológica ao nível do processamento de imagens permitiu com que seja possível aplicar novas técnicas na elaboração de croquis de acidente mais completos e fiáveis. O trabalho desenvolvido no Estágio foi realizado e proporcionado pela empresa SERMOTIVE, Lda que atua no sector automóvel em áreas de consultadoria de Engenharia Automóvel. O estágio foi dedicado ao envolvimento numa das áreas de atuação desta empresa que é a Peritagem Técnico-científica de Acidentes para a atividade seguradora ramo automóvel. Neste tema foi definido que após o período de integração e enquadramento, o trabalho a desenvolver seria a avaliação e demonstração de nova técnica de elaboração de croquis de acidentes de viação. Este trabalho pretendeu assim, analisar e aplicar uma metodologia de aquisição de dados no local por meio de fotografias para elaboração de um croqui com recurso a um meio aéreo não tripulado, mais conhecido como drone. O mapeamento do local, que é o nome dado ao processo de obtenção de fotografias aéreas numa área pré-definida, deve seguir um conjunto de passos de modo a garantir que o processo seja rápido e seguro e que o produto final (croqui) seja fiável, ou seja, com erro minimizado ou até mesmo nulo. As duas aplicações de mapeamento para smartphone/tablet mais conhecidos e usados neste trabalho são o Pix4Dcapture e o DroneDeploy. Com recurso ao software Pix4Dmapper, a partir das imagens capturadas obtêm-se uma nuvem de pontos que oferece a possibilidade de visionar o local tridimensionalmente através de um processo denominado de fotogrametria. O outro objetivo do trabalho passou por demonstrar as potencialidades da utilização do croqui 3D face aos croquis convencionais (2D). Para analisar a fiabilidade dos croquis foram feitas medições nos locais com uma fita métrica que depois são repetidas no croqui 3D. Em suma, pretendeu-se apresentar duas metodologias que visam minimizar e facilitar o trabalho do Perito garantindo maior segurança no local e maior qualidade no resultado final, e consequentemente, tornar todo o processo rentável (melhor qualidade em menos tempo). | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202210553 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/3887 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Reconstituição científica de acidentes | pt_PT |
dc.subject | Aquisição de dados do local | pt_PT |
dc.subject | Drone | pt_PT |
dc.subject | Fotogrametria | pt_PT |
dc.subject | Croqui 3D | pt_PT |
dc.title | Implementação de metodologias de reconstrução científica de acidentes | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia Automóvel | pt_PT |
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