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Authors
Abstract(s)
Este trabalho propõe-se identificar as necessidades de formação e informação
dos cuidadores informais de indivíduos com sequelas de Acidente Vascular
Cerebral (AVC) de forma a projetar uma proposta de formação que colmate
essas mesmas necessidades. A investigação incide sobre uma área ainda
pouco explorada a nível nacional e de grande relevância face ao
envelhecimento populacional e suas consequências. Constata-se a
insuficiência de informação/formação nesta área, pelo que se reforça a
necessidade de preencher as lacunas de (in)formação daqueles que estão na
primeira linha de prestação de cuidados ao idoso com sequelas de AVC. A
dificuldade de encontrar uma formação para este público-alvo deve-se ao
escasso conhecimento das suas reais necessidades, bem como, pelo facto de
não ser dirigido a estas necessidades um plano formal e sistemático. A oferta
de (in)formação assume-se como um pilar decisivo para dotar o cuidador
informal de competências que salvaguardem o bem-estar da pessoa cuidada,
assim como o seu próprio.
No enquadramento teórico, houve a necessidade de contextualizar esta
problemática abordando-se o AVC e suas sequelas, as idiossincrasias da
educação de adultos cuidadores, bem como uma contextualização
aprofundada das necessidades dos cuidadores informais. O reconhecimento
do papel da família no ato de cuidar, e um apontamento acerca do cuidador
informal são fatores determinantes neste processo.
Para a identificação das necessidades foi conduzido um inquérito por
entrevista semi-estruturada ao público-alvo, os cuidadores informais, bem
como a informadores-chave (cuidadores formais e indivíduos com sequelas de
AVC), efetuando-se uma subsequente análise de conteúdo. Verificou-se a
importância da informação/formação neste processo do ato de cuidar em
diferentes dimensões. Os dados obtidos permitiram o desenvolvimento de
uma proposta de formação para cuidadores informais.
Description
Keywords
Cuidador informal Necessidades de formação e informação Indivíduos com sequelas de AVC Proposta de formação