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Tecnologias de última geração em motores de ignição comandada para automóveis

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspt_PT
dc.contributor.advisorSantos, Helder Manuel Ferreira
dc.contributor.authorPombo, Manuel Álvaro Martins Lopes
dc.date.accessioned2019-01-29T11:56:41Z
dc.date.available2019-01-29T11:56:41Z
dc.date.issued2018-11-16
dc.description.abstractA presente dissertação tem por objetivo descrever, analisar e avaliar as tecnologias mais recentes, ou em desenvolvimento, que integram ou se destinam a integrar, no futuro próximo, motores de combustão interna de ignição comandada (MCI-IC), para utilização em veículos automóveis. Estas tecnologias “servem” as estratégias que procuram o aumento de eficiência e a redução no impacto ambiental, proporcionando simultaneamente maior segurança, mais conforto e maior satisfação na utilização. Entre as estratégias abordadas incluem-se a redução de dimensão e de velocidade e a correção de dimensão (mais conhecidas pelas respetivas designações anglo-saxónicas, downsizing, downspeeding e rightsizing), a redução de perdas de bombagem, a redução das perdas por atrito, a utilização de ciclos termodinâmicos avançados (e.g. Miller / Atkinson), a variação da taxa de compressão, a recuperação de energia dos gases de escape, o pós-tratamento dos gases de escape, a hibridização, a gestão térmica e a utilização de combustíveis alternativos. Entre as tecnologias que permitem a implementação daquelas estratégias, consideram-se as inerentes a distribuição e válvulas, sobrealimentação, injeção de combustível, ignição, variação da taxa de compressão, desativação de cilindros, gestão térmica e hibridização. Para estas tecnologias, apresentam-se e discutem-se os respetivos impactos, vantagens, eficácia e custos, face aos objetivos e fatores determinantes. A análise efetuada permitiu verificar que as tecnologias de “última geração” para MCI-IC se encontram em diferentes estágios de desenvolvimento / implementação, nomeadamente: i) em investigação e desenvolvimento; ii) em nichos de mercado (competição e / ou veículos sofisticados); iii) em produção em massa para o mercado.pt_PT
dc.identifier.tid202161552pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/3784
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMotor de ignição comandadapt_PT
dc.subjectRendimentopt_PT
dc.subjectDesempenhopt_PT
dc.subjectEmissõespt_PT
dc.subjectEstratégiaspt_PT
dc.subjectTecnologiaspt_PT
dc.titleTecnologias de última geração em motores de ignição comandada para automóveispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Automóvelpt_PT

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