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Tecnologias de última geração em motores de ignição comandada para automóveis
datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Santos, Helder Manuel Ferreira | |
dc.contributor.author | Pombo, Manuel Álvaro Martins Lopes | |
dc.date.accessioned | 2019-01-29T11:56:41Z | |
dc.date.available | 2019-01-29T11:56:41Z | |
dc.date.issued | 2018-11-16 | |
dc.description.abstract | A presente dissertação tem por objetivo descrever, analisar e avaliar as tecnologias mais recentes, ou em desenvolvimento, que integram ou se destinam a integrar, no futuro próximo, motores de combustão interna de ignição comandada (MCI-IC), para utilização em veículos automóveis. Estas tecnologias “servem” as estratégias que procuram o aumento de eficiência e a redução no impacto ambiental, proporcionando simultaneamente maior segurança, mais conforto e maior satisfação na utilização. Entre as estratégias abordadas incluem-se a redução de dimensão e de velocidade e a correção de dimensão (mais conhecidas pelas respetivas designações anglo-saxónicas, downsizing, downspeeding e rightsizing), a redução de perdas de bombagem, a redução das perdas por atrito, a utilização de ciclos termodinâmicos avançados (e.g. Miller / Atkinson), a variação da taxa de compressão, a recuperação de energia dos gases de escape, o pós-tratamento dos gases de escape, a hibridização, a gestão térmica e a utilização de combustíveis alternativos. Entre as tecnologias que permitem a implementação daquelas estratégias, consideram-se as inerentes a distribuição e válvulas, sobrealimentação, injeção de combustível, ignição, variação da taxa de compressão, desativação de cilindros, gestão térmica e hibridização. Para estas tecnologias, apresentam-se e discutem-se os respetivos impactos, vantagens, eficácia e custos, face aos objetivos e fatores determinantes. A análise efetuada permitiu verificar que as tecnologias de “última geração” para MCI-IC se encontram em diferentes estágios de desenvolvimento / implementação, nomeadamente: i) em investigação e desenvolvimento; ii) em nichos de mercado (competição e / ou veículos sofisticados); iii) em produção em massa para o mercado. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202161552 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/3784 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Motor de ignição comandada | pt_PT |
dc.subject | Rendimento | pt_PT |
dc.subject | Desempenho | pt_PT |
dc.subject | Emissões | pt_PT |
dc.subject | Estratégias | pt_PT |
dc.subject | Tecnologias | pt_PT |
dc.title | Tecnologias de última geração em motores de ignição comandada para automóveis | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia Automóvel | pt_PT |