Repository logo
 
Publication

Comunicação organizacional e identidade colectiva num agrupamento de escolas

dc.contributor.authorFaria, Susana
dc.date.accessioned2011-05-25T08:37:27Z
dc.date.available2011-05-25T08:37:27Z
dc.date.issued2010-04-27
dc.descriptionTese apresentada à Universidade de Aveiro para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Doutor em Ciências Sociais, realizada sob a orientação científica do Doutor Rui A. Santiago, Professor Associado com Agregação da Secção Autónoma de Ciências Sociais, Jurídicas e Políticas da Universidade de Aveiro e co-orientação do Doutor Pedro C. Silva, Professor Adjunto da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.por
dc.description.abstractO reforço e a diversificação do investimento na comunicação por parte das instituições educativas são discutidos neste estudo como uma das consequências da nova gestão pública. Tendo em vista a ‘qualidade’ e a ‘eficácia’ das suas prestações, as escolas têm procurado tornar-se mais dialogantes, assumindo a aposta na comunicação organizacional como parte integrante de uma estratégia empreendedora, que lhes tem vindo a conferir uma nova identidade colectiva unificada em torno dos valores neoliberais. Não obstante, os sistemas de comunicação criados são mais complexos do que se poderia supor. Revelando a influência de pressões híbridas, estes sistemas transformaram-se num contexto mediador da mudança embutido em novas concepções de escola e dos novos mandatos para a educação (assim legitimados interna e externamente), surgindo, ao mesmo tempo, como o locus de produção de novas identidades. Tal acontece porque a comunicação constitui o ponto de convergência entre as diferentes políticas educativas e as práticas localmente adoptadas na sequência de um processo de interpretação criativa das diferentes pressões. É este o sentido com que afirmamos que a comunicação se constitui numa meta-ideia ao serviço da ‘qualidade’, ainda que esta possa ser perspectivada a partir do ideal burocrático da organização (como sinónimo de eficiência administrativa), do ideal profissional (centrada no processo de ensino-aprendizagem) ou do ideal empreendedor (valorizando a capacidade de resposta às solicitações do mercado). Os dados empíricos, que sustentaram o nosso estudo, resultaram da observação do quotidiano de um agrupamento de escolas do ensino básico e dos testemunhos recolhidos, ao longo de três anos, nesta comunidade educativa. Recorrendo ao estudo de caso como estratégia de investigação enveredámos inicialmente, num contexto de descoberta, pela realização de observações ‘desarmadas e naturais’. Usámos, posteriormente, a análise documental, a entrevista e o questionário na recolha de informação complementar, o que, mediante o cruzamento de métodos de análise qualitativa e quantitativa, nos permitiu tirar partido da triangulação dos dados. Os resultados obtidos apontam para a centralidade dos processos de comunicação na transformação induzida pela nova gestão pública e para o desenvolvimento de uma matriz discursiva bilinguista, que procura harmonizar os imperativos de ‘mercado’ com o discurso pedagógico e com modelos burocrático-profissionais de organização.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/415
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.publisherversionhttp://biblioteca.sinbad.ua.pt/teses/2010000802por
dc.subjectComunicação organizacionalpor
dc.subjectIdentidade colectivapor
dc.subjectMudançapor
dc.subjectNova gestão públicapor
dc.subjectEnsino básicopor
dc.titleComunicação organizacional e identidade colectiva num agrupamento de escolaspor
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleDoutoramento em Ciências Sociaispor
person.familyNamesousa
person.givenNamesusana
person.identifier.ciencia-id3713-1779-FF04
person.identifier.orcid0000-0002-1316-9804
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typedoctoralThesispor
relation.isAuthorOfPublication34857b7c-5c99-4dbb-86b2-59123e4e6391
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery34857b7c-5c99-4dbb-86b2-59123e4e6391

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Comunicação organizacional e identidade colectiva num Agrupamento de escolas.pdf
Size:
3.94 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: