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Abstract(s)
Grande parte da energia contida no combustível consumido por um motor de combustão
interna é desperdiçada sob forma de calor, através do sistema de refrigeração do motor, do
sistema de recirculação dos gases de escape e principalmente através dos gases de escape.
Daí o interesse no estudo de sistemas que permitem o aproveitamento dessa energia residual
dos veículos automóveis.
Este trabalho centra-se no estudo de sistemas de aproveitamento da energia térmica contida
nos gases de escape dos veículos automóveis, sendo o objetivo principal o estudo do
permutador de calor que será utilizado para recuperação da energia térmica.
Existem vários tipos de permutadores, na sua escolha entram fatores como as características
dos fluidos de trabalho envolvidos, o custo, facilidade de manutenção, a aplicação. Para o
caso deste estudo selecionou-se um permutador de carcaça e tubos e um permutador de tubos
concêntricos.
Uma vez que a seleção e otimização de um permutador de calor implica a minimização da
perda de carga dos gases de escape e a maximização da eficiência térmica do sistema, numa
primeira fase selecionou-se a geometria mais adequada. Em seguida fez-se uma comparação
de diferentes modelos de cálculo da perda de carga e analisou-se o desempenho termo
hidráulico do permutador. Por fim realizou-se um estudo paramétrico para verificar a
influência dos parâmetros de construção (número de tubos, diâmetro e comprimento dos
tubos).
Description
Keywords
Permutador de calor Recuperação de energia dos gases de escape Ciclo de Rankine
