Repository logo
 
Publication

Estratégia competitiva: Michael Porter 30 anos depois

dc.contributor.authorSchneider, Aline Botelho
dc.contributor.authorCarneiro, Marcelo Lopes
dc.contributor.authorSerra, Fernando A. Ribeiro
dc.contributor.authorFerreira, Manuel Portugal
dc.date.accessioned2021-08-31T11:12:30Z
dc.date.available2021-08-31T11:12:30Z
dc.date.issued2009-05
dc.description.abstractOs estudos de estratégia têm sido muito influenciados pelos trabalhos de Michael Porter, em todas as suas fases, como as cinco forças, as estratégias genéricas, a cadeia de valor e as vantagens competitivas das nações. Neste artigo, analisou-se a influência de Porter nos trabalhos brasileiros em estratégia, a partir dos trabalhos selecionados e apresentados no EnANPAD. No levantamento para a análise dos artigos, considerando 10 anos de EnANPAD (1997-2006), foram selecionados 46 artigos. A identificação e seleção dos artigos envolveram os seguintes critérios: busca complementar por palavra-chave Porter na base de dados do EnANPAD; avaliação dos títulos e resumos dos artigos apresentados na área de estratégia entre 1997 e 2006, bem como na íntegra quando necessário. Procedeu-se também à análise das referências utilizadas nos artigos e o posicionamento dos autores em relação às tipologias de Porter. Como resultado, verificou-se que Michael Porter é um autor com grande influência nas pesquisas acadêmicas de estratégia. Seus estudos mais utilizados são os da análise da indústria e das estratégias genéricas, e também se verificou que a maioria dos estudos analisados é favorável aos seus conceitos, mesmo existindo pesquisas contrárias.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSchneider, A., Carneiro, M., Serra, F. A. R., & Ferreira, M. P. (2010). Estratégia competitiva: Michael Porter 30 anos depois. Revista de Administração da UFSM, 2(2), 298-326. https://doi.org/10.5902/198346591558pt_PT
dc.identifier.doi10.5902/198346591558pt_PT
dc.identifier.issn1983-4659
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/6198
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://periodicos.ufsm.br/reaufsm/article/view/1558pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMichael Porterpt_PT
dc.subjectEstratégiapt_PT
dc.subjectEnANPADpt_PT
dc.subjectBibliometriapt_PT
dc.titleEstratégia competitiva: Michael Porter 30 anos depoispt_PT
dc.title.alternativeCompetitive strategy: porter 30 years afterpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage326pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage298pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Administração da UFSMpt_PT
oaire.citation.volume2pt_PT
person.familyNameFerreira
person.givenNameManuel
person.identifier.ciencia-id2B1A-16D4-80DA
person.identifier.orcid0000-0002-4642-4605
person.identifier.ridA-2322-2012
person.identifier.scopus-author-id7402787382
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication69895f61-97d7-47e5-93e3-ede7fb54631c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery69895f61-97d7-47e5-93e3-ede7fb54631c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2009_rev UFSM_Porter 30 anos.pdf
Size:
1.72 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description: