Publication
Refletindo sobre a Prática Pedagógica: o contributo do ensino exploratório no desenvolvimento da capacidade de comunicação matemática
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Marina Vitória Valdez Faria | |
dc.contributor.advisor | Antunes, Sandra Marisa Faustino | |
dc.contributor.author | Mota, Luana Filipa dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2016-06-29T13:31:50Z | |
dc.date.available | 2016-06-29T13:31:50Z | |
dc.date.issued | 2016-05-30 | |
dc.description.abstract | O presente relatório teve a sua génese no âmbito do Mestrado em En-sino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes distintas, que se complementam: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se um excerto do percurso de forma-ção docente e reflete-se, crítica e fundamentadamente, acerca das experiências vivenciadas em cada um dos contextos da Prática Peda-gógica. Estas reflexões retratam a forma singular de encarar a prática profissional e explanam o processo de (re)construção da minha identi-dade enquanto professora. A dimensão investigativa surgiu da experiência educativa, no âmbito da Prática Pedagógica realizada numa turma do 4.º ano de escolarida-de, e incidiu na área da comunicação matemática, num contexto de ensino exploratório. Este estudo apresenta um carácter qualitativo, na medida em que se pretende compreender e analisar o contributo do ensino exploratório no desenvolvimento da capacidade de comunica-ção matemática dos alunos. A recolha de dados incidiu sobre a realização de três tarefas matemáticas em aula, tendo sido registado em vídeo os momentos de discussão coletiva com a turma e realizada a análise de conteúdo das resoluções escritas dos alunos. Os resultados obtidos parecem demonstrar que a dinâmica do ensino exploratório proporcionou o desenvolvimento da capacidade de comunicação ma-temática dos alunos, através da participação em momentos de partilha, justificação e discussão de diferentes estratégias. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201202522 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/1939 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico do 1º ciclo | pt_PT |
dc.subject | Matemática | pt_PT |
dc.subject | Ensino da matemática | pt_PT |
dc.title | Refletindo sobre a Prática Pedagógica: o contributo do ensino exploratório no desenvolvimento da capacidade de comunicação matemática | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |