Publication
A comunicação ao serviço da 'qualidade' : uma meta-ideia
dc.contributor.author | Faria, Susana | |
dc.date.accessioned | 2010-11-03T14:29:05Z | |
dc.date.available | 2010-11-03T14:29:05Z | |
dc.date.issued | 2010-09 | |
dc.description | Comunicação apresentada no XI Congresso da AEPEC, que decorreu em Évora em 2010. | por |
dc.description.abstract | O reforço e a diversificação do investimento na comunicação por parte das instituições educativas serão discutidos neste artigo como uma das consequências da nova gestão pública. Tendo em vista a ‘qualidade’ e a ‘eficácia’ das suas prestações, as escolas têm procurado tornar-se mais dialogantes, assumindo a aposta na comunicação organizacional como parte integrante de uma estratégia empreendedora, que lhes tem vindo a conferir uma nova identidade colectiva, unificada em torno dos valores neo-liberais. Não obstante, os sistemas de comunicação criados são mais complexos do que se poderia supor. Revelando a influência de pressões híbridas, estes sistemas transformaram-se num contexto mediador da mudança, embutido em novas concepções de escola e nos novos mandatos para a educação (assim legitimados interna e externamente), surgindo, ao mesmo tempo, como o locus de produção de novas identidades. Tal acontece porque a comunicação Parece constituir o ponto de convergência entre as diferentes políticas educativas e as práticas localmente adoptadas na sequência de um processo de interpretação criativa das diferentes pressões. É este o sentido com que afirmamos que a comunicação se constitui numa meta-ideia ao serviço da ‘qualidade’, ainda que, como argumenta Stensaker (2004) esta possa ser perspectivada a partir do ideal burocrático da organização (como sinónimo de eficiência administrativa), do ideal profissional (centrada no processo de ensino-aprendizagem) ou do ideal empreendedor (valorizando a capacidade de resposta às solicitações do mercado). Os dados empíricos que sustentaram o nosso estudo, recolhidos no âmbito de um projecto de doutoramento, resultaram da observação do quotidiano de um agrupamento de escolas do ensino básico e dos testemunhos recolhidos, ao longo de três anos, na respectiva comunidade educativa. Os resultados obtidos apontam para a centralidade dos processos de comunicação na transformação induzida pela nova gestão pública e para o desenvolvimento de uma matriz discursiva bilinguista, que procura harmonizar os imperativos de ‘mercado’ com o discurso pedagógico e com modelos burocrático-profissionais de organização. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/332 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Comunicação organizacional | por |
dc.subject | Identidade colectiva | por |
dc.subject | Nova gestão pública | por |
dc.subject | Ensino Básico | por |
dc.title | A comunicação ao serviço da 'qualidade' : uma meta-ideia | por |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Évora | por |
oaire.citation.title | XI Congresso da AEPEC | por |
person.familyName | sousa | |
person.givenName | susana | |
person.identifier.ciencia-id | 3713-1779-FF04 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1316-9804 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | conferenceObject | por |
relation.isAuthorOfPublication | 34857b7c-5c99-4dbb-86b2-59123e4e6391 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 34857b7c-5c99-4dbb-86b2-59123e4e6391 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- A comunicação ao serviço da qualidade - uma metaideia.pdf
- Size:
- 90.88 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: