Repository logo
 
Publication

Ser Professora no 1.º e 2.º CEB: a formulação de problemas matemáticos com alunos do 3.º ano de escolaridade

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorReis, Susana Alexandre dos
dc.contributor.authorSoares, Susana Margarida Correia
dc.date.accessioned2016-07-15T10:06:44Z
dc.date.available2016-07-15T10:06:44Z
dc.date.issued2016-05-30
dc.description.abstractO presente relatório, referente à Prática PedagógicaSupervisionada, foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se organizado em duas dimensões: a reflexiva e a investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma análise crítica sobre o percurso vivenciado ao longo das diferentes Práticas Pedagógicas, em contexto de 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Como tal, procurou-se identificar referentes significativos para o meu desenvolvimento profissional, pessoal e social, ao longo de quatro semestres de Prática Pedagógica, evidenciando-se as aprendizagens desenvolvidas e as diferentes experiência vivenciadas que marcaram o meu percurso como professora. Na dimensão investigativa apresenta-se uma investigação realizada com vinte e dois alunos do 3.º ano de escolaridade, numa escola de 1.º Ciclo do Ensino Básico, situada em Leiria. Esta investigação, de caráter qualitativo, procurou classificar os problemas formulados pelos alunos, antes e após a implementação de tarefas matemáticas. Neste contexto, formulou-se a seguinte questão de investigação: Qual a influência da implementação de tarefas matemáticas na formulação de problemas por parte dos alunos de 3.º ano? Os resultados obtidos mostram que as várias tarefas matemáticas implementadas poderão ter contribuído para a formulação de problemas, cada vez mais complexos e desafiantes, por parte dos alunos.pt_PT
dc.identifier.tid201209780pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/2022
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino básico do 1º ciclopt_PT
dc.subjectEnsino da matemáticapt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.titleSer Professora no 1.º e 2.º CEB: a formulação de problemas matemáticos com alunos do 3.º ano de escolaridadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese_SusanaSoares.pdf
Size:
3 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: