Publication
As TIC em atividades de linguagem plástica – uma experiência na formação inicial de professores realizada em e-learning
dc.contributor.author | Magueta, Lúcia | |
dc.date.accessioned | 2021-03-03T15:30:28Z | |
dc.date.available | 2021-03-03T15:30:28Z | |
dc.date.issued | 2020-11 | |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta um estudo sobre uma experiência de formaçãorealizada no contexto da formação inicial de professores. Num momento em que é fundamental desenvolver competências digitais foi proporcionado aos estudantes do curso de licenciatura em Educação Básica formação no âmbito do uso das TIC em atividades de linguagem plástica, com aplicação a contextos educativos para crianças dos 3 aos 10 anos. Foi seguida uma metodologia de caráter qualitativo que se estruturou em três momentos: (1) Aplicação de um questionário de diagnóstico, para levantamento de dados acerca dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre a utilização de tecnologias digitais em atividades com a linguagem plástica destinadas a crianças; (2) Abordagem prática com exploração de três ferramentas digitais acessíveis online, específicas para a criação plástica – realização de composições visuais com as ferramentas ArtBuilder, Picassohead e Jacksonpollock.org; (3) Registo reflexivo, escrito, sobre as experiências vivenciadas, com referência ao desenvolvimento de competências pedagógicas. Esta experiência decorreu inteiramente na modalidade de elearning durante um dia letivo, requerendo aos estudantes o uso de uma ferramenta de trabalho colaborativo – Padlet, para partilha de composições visuais realizadas – e a consulta de informação em vários suportes digitais. Os dados recolhidos através da aplicação do questionário e da realização do registo escrito foram tratados através da análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que os estudantes ampliaram os seus conhecimentos sobre a utilização pedagógica das TIC, tendo realizado composições visuais representativas de um uso amplo das ferramentas sugeridas; relacionaram o uso das ferramentas com experiências de expressão plástica que se podem proporcionar às crianças em contextos diversificados; e perspetivaram propostas educativas com a exploração de uma das ferramentas sugeridas, explicitando quais seriam as oportunidades de aprendizagem com tecnologias na educação artística. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Magueta, L.G. (2020). As TIC em atividades de linguagem plástica – uma experiência na formação inicial de professores realizada em e-learning. In Garrigós-Simon, F. J., Miguel, S. E., Lengua, I.L. & Narangajavana, Y. (Eds.) INNODOCT/20, International Conference on Innovation, Documentation and Education. València: Editorial Universitat Politècnica de València | pt_PT |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.4995/INN2020.2020.11907 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 9788490488737 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/5434 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Editorial Universitat Politècnica de València | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Formação de Professores | pt_PT |
dc.subject | Linguagem plástica | pt_PT |
dc.subject | TIC | pt_PT |
dc.title | As TIC em atividades de linguagem plástica – uma experiência na formação inicial de professores realizada em e-learning | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 915 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 907 | pt_PT |
oaire.citation.title | INNODOCT/20, International Conference on Innovation, Documentation and Education | pt_PT |
person.familyName | Grave Magueta | |
person.givenName | Lúcia | |
person.identifier | https://scholar.google.com/citations?hl=en&user=Yw_e_2EAAAAJ | |
person.identifier.ciencia-id | F214-6B4F-713B | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0203-571X | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 59add4da-4561-421c-b6f7-e104453e2200 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 59add4da-4561-421c-b6f7-e104453e2200 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- 11907-33364-1-PB.pdf
- Size:
- 1.04 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description: