Publication
A integração da tecnologia no ensino de língua inglesa no Ensino Superior
dc.contributor.author | Chagas, Laura | |
dc.contributor.author | Pedro, Neuza | |
dc.date.accessioned | 2022-09-05T15:44:58Z | |
dc.date.available | 2022-09-05T15:44:58Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.date.updated | 2022-09-05T05:52:15Z | |
dc.description.abstract | Esta comunicação visa apresentar os primeiros resultados de um estudo em que se analisam as atitudes e as práticas de utilização da tecnologia no ensino da língua inglesa no contexto do ensino superior, designadamente nas atividades de desenvolvimento de competências de comunicação oral e escrita. Para tal, foram inquiridos os docentes de língua inglesa do ensino superior português, a nível universitário e politécnico, através de um questionário que permitiu recolher informação acerca das atitudes e uso da tecnologia; utilização de plataformas, ferramentas, recursos e aplicações; ferramentas Web 2.0 utilizadas e sua associação com o ensino das competências de compreensão e expressão oral e escrita. Foram, ainda, recolhidos dados sobre o uso de tecnologias na avaliação. Os dados foram recolhidos em 2015/2016 junto de 46 professores e os resultados encontrados indiciam uma elevada recetividade ao uso da tecnologia, sendo que os docentes manifestam, de forma geral, uma atitude favorável às TIC. O Moodle aparece como a plataforma mais utilizada pela maioria dos participantes, sendo o computador sinalizado como recurso mais comum. Relativamente às ferramentas Web 2.0 mais utilizadas para desenvolvimento das competências de compreensão e expressão oral e escrita, os índices médios mais elevados remetem para as componentes de escrita. A abordagem metodológica mais utilizada é a aprendizagem baseada em projetos. No que respeita à avaliação com recurso às TIC, elemento que não parece recolher tanta concordância entre os participantes, o instrumento mais utilizado é o quiz online com questões em formato de escolha múltipla. | pt_PT |
dc.description.abstract | In this article we present the first results of a study regarding the attitudes and use of technology in the context of English language teaching in higher education, specifically as far as communication skills are concerned. English language lecturers from Portuguese universities and polytechnic institutes were surveyed and data was collected about the following topics: attitudes and use of technology; use of platforms, tools and resources; use of web 2.0 tools in association with listening, speaking, reading and writing skills; technology-enhanced assessment. The results show that lecturers are receptive to the use of technology and have a positive attitude towards it. Moodle is the most used platform and the computer is the most used resource. The most common teaching method is the project-based learning approach. Web 2.0 tools are used mainly for developing reading and writing skills but the participants don’t seem to regularly use technology for assessment; however, the most used instrument is the multiple-choice online quiz. From the responses obtained, we hope to contribute to the optimization of the use of technology in English Language Teaching, in higher education. It is our purpose, therefore, to help improve teaching and learning practices. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Chagas, L. & Pedro, N. (2021, set. 10-17). A integração da tecnologia no ensino de língua inglesa no Ensino Superior [Conference paper]. Atas da XII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Braga, Portugal | pt_PT |
dc.identifier.slug | cv-prod-2623663 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/7602 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Universidade do Minho | pt_PT |
dc.relation | A integração ds TIC na Aprendizagem de Línguas Estrangeiras no Ensino Superior em Portugal | |
dc.relation.publisherversion | https://www.nonio.uminho.pt/challenges/ | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
dc.subject | Competências de comunicaçãoC | pt_PT |
dc.subject | Docentes | pt_PT |
dc.subject | Inglês para propósitos específicos | pt_PT |
dc.subject | TIC | pt_PT |
dc.subject | ICT | pt_PT |
dc.subject | Communication skills | pt_PT |
dc.subject | ESP | pt_PT |
dc.subject | Faculty | pt_PT |
dc.subject | Higher education | pt_PT |
dc.title | A integração da tecnologia no ensino de língua inglesa no Ensino Superior | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | A integração ds TIC na Aprendizagem de Línguas Estrangeiras no Ensino Superior em Portugal | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT//PD%2FBD%2F128449%2F2017/PT | |
oaire.citation.endPage | 144 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 129 | pt_PT |
oaire.citation.title | Desafios do Digital XII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Braga, Portugal, 10-17 setembro 2021 | pt_PT |
person.familyName | Chagas | |
person.givenName | Laura | |
person.identifier.ciencia-id | CD18-3671-3FF4 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8609-5383 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.cv.cienciaid | CD18-3671-3FF4 | Laura Chagas | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 23b38e59-cf26-44c0-8fb0-3e2ea6beecb0 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 23b38e59-cf26-44c0-8fb0-3e2ea6beecb0 | |
relation.isProjectOfPublication | d9ca8997-e95e-4745-8190-2989bbc60aac | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | d9ca8997-e95e-4745-8190-2989bbc60aac |