Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.78 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
A otimização de processos, de equipamentos e, ainda, a redução de tempos de produção são práticas cada vez mais implementadas e valorizadas pelas empresas. Isto também acontece na Böllinghaus Steel Lda., uma empresa que fabrica perfis de aço inoxidável laminados a quente e estirados a frio.
O processo de laminagem a quente é um processo de deformação plástica que consiste na passagem do material por um ou mais cilindros, reduzido a sua secção transversal e aumentando o comprimento. Como consequência, torna-se necessário cortar os produtos em comprimentos mais curtos adequando-os para as próximas etapas de produção. Os equipamentos de corte usados nestas aplicações - serrotes mecânicos - causam mau acabamento na superfície das peças, para além de rebarbas (acumulação de aço), o que faz com que precisem de ser reparadas.
Este trabalho tem dois objetivos, o principal é a redução da acumulação de aço originada no corte de barras laminadas a quente, o secundário, que advém do anterior, é a redução de tempos e de custos associados à reparação destas barras. Para o segundo objetivo previu-se uma redução de 15% desses tempos.
Após analisar as tendências e descobrir quais os problemas que causavam a acumulação de aço no topo das barras, foram propostas 4 soluções de melhoria. Dessas, 3 foram aceites pela empresa. Surgiu também a oportunidade de melhorar o sistema de refrigeração associado ao corte, objetivo parcialmente conseguido. Relativamente aos objetivos principais, estes foram cumpridos. Obtiveram-se melhorias tanto a nível visual, sendo evidente a redução da acumulação de aço nos topos das barras, com a consequente diminuição significativa do tempo de reparação correspondente.
Foram também implementadas com sucesso ações de controlo para o serrote, com o objetivo de verificar o consumo de discos e melhor prever o seu tempo de corte.
Description
Keywords
Otimização Corte Discos Redução Refrigeração Aço inoxidável