Publication
As potencialidades da partilha de recursos digitais para a utilização dos Quadros Interativos no Ensino Privado
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Freire, Carla Sofia Costa | |
dc.contributor.author | Rosa, Paulo Rafael Vieira da | |
dc.date.accessioned | 2016-05-19T11:35:17Z | |
dc.date.available | 2016-05-19T11:35:17Z | |
dc.date.issued | 2015-05-06 | |
dc.description.abstract | Numa sociedade onde a tecnologia digital, a tecnologia multimédia e a interatividade são predominantes, os ambientes educativos das escolas começam a evidenciar alguma dificuldade em acompanhar a evolução tecnológica. Um quadro interativo (QI) pode enriquecer os ambientes pedagógicos e promover uma maior interação com os conteúdos educativos e com as realidades exteriores à escola. Contudo, e apesar da grande aposta das escolas públicas, particulares e cooperativas e privadas na aquisição desta ferramenta, a exploração das suas potencialidades e a sua rentabilização parece longe de atingir os níveis mais desejados. Com o objetivo de analisar de que forma a partilha de recursos digitais para o QI potencia uma sua maior utilização desta ferramenta, foi realizado um estudo num estabelecimento de ensino particular e cooperativo, onde foi criada uma comunidade de partilha virtual de recursos, sob a forma de um blog, o educattic.wordpress.com. O estudo de caso envolveu todos os docentes deste estabelecimento, abrangendo os três níveis do ensino básico, tendo sido solicitado a todos os participantes o preenchimento de dois questionários: um que antecedeu o lançamento do blog, com vista a analisar qual o tipo de utilização que o docente faz do QI; e o segundo, realizado três meses após a divulgação do blog, com o intuito de analisar em que medida a partilha de recursos potenciou a utilização do QI. Como resultado deste estudo depreende-se que os QIs raramente são usados quer seja de forma interativa ou apenas como projetor. Esta deficiente utilização dos QI pode ser, ultrapassada pelos professores com a existência de uma comunidade virtual de partilha de conteúdos digitais, onde estes possam recolher recursos e partilhar informação. Os resultados revelam que os docentes reconhecem no QI as suas potencialidades pedagógicas, demonstrando ainda estarem recetivos quanto participação numa comunidade deste género. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201161664 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/1836 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Tecnologia da Educação | pt_PT |
dc.subject | Quadro interativo | pt_PT |
dc.subject | Recursos digitais | pt_PT |
dc.title | As potencialidades da partilha de recursos digitais para a utilização dos Quadros Interativos no Ensino Privado | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação Especialização em Utilização Pedagógica das TIC | pt_PT |