| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 2.32 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo enfatiza a relação que existe entre as empresas portuguesas e o mercado externo. Num universo cada vez mais internacional e global, a procura é cada vez mais exigente, tanto por parte de clientes como de fornecedores. Desta forma, o presente estudo surge, como uma ferramenta para as empresas aferirem qual a influência da atitude da gestão perante o risco, da propensão para inovação, da distância psíquica, da aprendizagem e da experiência internacional das empresas no seu desempenho internacional.
Para efeitos empíricos recorreu-se a uma pesquisa através de inquéritos a empresas portuguesas com o objetivo de aprofundar a relação existente entre os fatores determinantes identificados e o desempenho internacional. Este trabalho permitiu detetar diferentes níveis de significância e influência dos determinantes previamente identificados no desempenho internacional das empresas.
Description
Keywords
Internacionalização Desempenho Inovação Aprendizagem Experiência Risco
