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A importância da memória e da animação no envelhecimento ativo

datacite.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúdept_PT
dc.contributor.advisorVieira, Ricardo Manuel das Neves
dc.contributor.authorLuís, Inês Nazaré
dc.date.accessioned2018-04-10T10:41:58Z
dc.date.available2018-04-10T10:41:58Z
dc.date.issued2013-07-24
dc.description.abstractSegundo Óscar Ribeiro, o envelhecimento enfatiza a importância de as pessoas perceberem o seu potencial para promover o seu bem-estar e, sobretudo, a sua qualidade de vida (Ribeiro & Paúl, 2011, p. 2). A qualidade de vida é um processo complexo e abstrato que contém vários critérios biológicos, sociais e psicológicos que devem estar em equilíbrio entre si e com o meio ambiente (Serafim, 2007) e se devem ligar a um projeto de vida (Vieira, 2012a). É importante que a pessoa idosa seja ativa nesta etapa e tenha uma participação constante, contribuindo, assim, para o seu desenvolvimento pessoal e comunitário. Neste âmbito surge a animação sociocultural, conceito que exploraremos particularmente, distinguindo-o do da animação cultural clássica, em que o animador possui conhecimentos de formação cultural mas não está tão preocupado com a promoção do convívio e das relações interpessoais (Lopes, 2011). Como poderá então o animador contribuir para o desenvolvimento da pessoa idosa e da comunidade e vice-versa? As histórias de vida são um caminho que o animador sociocultural poderá utilizar para intervir e promover o desenvolvimento comunitário duma forma humana, isto é, com sentido para os animandos. A pessoa tem de tomar a seu cargo o seu próprio projeto, se quer estar ativa. Assim, ter um projeto comunitário, ao domingo, que é reunir-se com os outros, é abraçar um projeto social que é, simultaneamente, um projeto de animação e de envelhecimento ativo. Assim sendo, aliar a animação sociocultural e ao desenvolvimento do património cultural e imaterial poderá permitir que as pessoas idosas valorizem a sua memória e identidade, sentindo-se úteis e ativas (Neri, 2001). Neste sentido, a animação sociocultural “situa o idoso num contexto comunitário amplo e diversificado, em que o sentido de «animar» se identifica com «dar vida social»” (Pinto, 2007, p. 65), contribuindo, assim, para o seu envelhecimento ativo.pt_PT
dc.identifier.tid201896125pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/3184
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnvelhecimento ativopt_PT
dc.subjectPatrimónio culturalpt_PT
dc.subjectAnimação socioculturalpt_PT
dc.subjectHistórias de vidapt_PT
dc.subjectMemóriapt_PT
dc.titleA importância da memória e da animação no envelhecimento ativopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameIntervenção para um Envelhecimento Activopt_PT

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