| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 14.77 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A região de Leiria é actualmente uma das mais importantes regiões do ponto de vista
industrial. Aqui se situam importantes empresas dos sectores da cerâmica e vidro,
plásticos e moldes. Estes sectores têm passado nos últimos anos por profundos processos
de modernização e ajustamento face aos contextos internacionais.
O sector da cerâmica é um dos mais significativos sectores industriais, sendo uma área
onde Portugal tem ganho notoriedade fruto em parte do seu posicionamento geográfico. À
semelhança dos outros sectores industriais desta região o sector da cerâmica encontra-se
hoje sujeito a profundas transformações.
Não obstante a tradição cerâmica em Portugal, este foi um sector que se consolidou do
ponto vista industrial apenas no século XX, período também marcado por sucessivas
transformações sociais, politicas e económicas em Portugal.
Este trabalho de investigação aborda a indústria cerâmica (subsector da cerâmica utilitária
e decorativa) na região de Leiria, em particular em Alcobaça dado o predomínio destas
empresas nesta região, sendo considerado o maior centro cerâmico de louça utilitária e
decorativa nacional. As transformações que marcaram a segunda metade do século XX
em Portugal são analisadas de forma detalhada, e estudado o seu efeito ao nível deste
subsector industrial. Através de um estudo detalhado de cinco empresas significativas
deste subsector é feita uma análise da evolução tecnológica e metodológica. As
transformações sociais e económicas que marcaram a adesão de Portugal à Comunidade
Europeia são igualmente objecto de reflexão, analisando-se o novo paradigma industrial a
que estas empresas tiveram que fazer face.
Finalmente a análise efectuada permitiu a identificação de um conjunto de características
fundamentais à sobrevivência das empresas deste subsector, que passam pela capacidade
de gerar valor, e pela criação de produtos adaptados às novas realidades sociais e
económicas. O produto deve ser gerado através de conhecimento tecnológico e criativo,
cujo valor é percepcionado pelas características e conceitos diferenciados gerados pelo
conhecimento e não pela existência do produto em si mesmo.
Description
Dissertação de Mestrado realizada sob a orientação do Doutor Paulo Jorge da Silva Bártolo e apresentada à Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.
Keywords
Cerâmica utilitária e decorativa Design Indústria Decoração Internacionalização
