Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Artigos selecionados da 29.ª Conferência Europeia de Linguística Sistémico-Funcional (ESFLC2019)
    Publication . Alexandre, Marta Filipe; Caels, Fausto; Marques, Gorete; Mendes, Mafalda; Conde, Inês
    No presente volume, publica-se um conjunto de artigos científicos que fixam pela escrita trabalhos apresentados na 29.ª edição da Conferência Europeia de Linguística Sistémico-Funcional, que teve lugar em julho de 2019, na cidade de Leiria. Esta conferência, um evento promovido anualmente pela Associação Europeia de Linguística Sistémico-Funcional, foi organizada por dez colegas portugueses afiliados a três instituições: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais e Escola Superior de Tecnologia e Gestão, ambas do Politécnico de Leiria, e CELGA-ILTEC da Universidade de Coimbra. A publicação surge em 2021, num contexto de pandemia que veio suspender as nossas vidas em vários domínios, no plano pessoal e institucional, com efeitos na duração do processo de revisão científica e de edição desta publicação. Apesar das adversidades, julgamos que não poderíamos deixar de corresponder às expetativas dos colegas que quiseram contribuir para mais uma publicação da Conferência Europeia de Linguística Sistémico- Funcional. Aqui chegados, sentimos que devemos a todos, autores e revisores, um profundo agradecimento pela confiança em nós depositada e também pelo cuidado, pela paciência e pela diligência com que sempre responderam às nossas solicitações. Os textos que compõem a obra foram submetidos para avaliação da comissão científica do volume e foram objeto de revisão por pares. A sua publicação assinala a vitalidade e produtividade da comunidade científica reunida na 29.ª edição da Conferência Europeia de Linguística Sistémico- -Funcional.
  • A análise crítica do discurso em contexto de ensino-aprendizagem de Português Língua Estrangeira: métodos e recursos
    Publication . Filipe Alexandre, Marta; Conde, Inês
    No alinhamento de estudos sobre a dimensão discursiva no contexto ensino-aprendizagem do PLE, este trabalho procura mapear estraté-gias didáticas aplicadas na UC “Análise do Dis-curso”, no âmbito da licenciatura em Língua Portu-guesa Aplicada, lecionada no Politécnico de Leiria. Focam-se métodos e recursos da Análise Crítica do Discurso, designadamente relações interdis-cursivas e a representação dos atores sociais, segundo uma abordagem da língua que contem-pla aspetos de significação cultural, contexto, ideo-logia e relações de poder. Discutem-se etapas de análise, materiais usados na sua aplicação e a forma como são apropriados pelos estudantes. Os resultados realçam a necessidade de estabe-lecer constantes relações entre as características genológicas e os objetivos comunicativos dos tex-tos, bem como a importância de orientar o tra-balho de desconstrução de escolhas discursivas e práticas sociais e culturais. Destaca-se ainda a importância de se disponibilizarem e discutirem exemplos de análise crítica de textos a fim de potenciar as competências de descrição e inter-pretação por parte dos/as estudantes.