ESTG - Mestrado em Engenharia da Energia e do Ambiente
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTG - Mestrado em Engenharia da Energia e do Ambiente by Field of Science and Technology (FOS) "Domínio/Área Científica:Engenharia e Tecnologia:Outras Engenharias e Tecnologias"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Contributos para as aplicações dos resíduos da indústria papeleira como matérias-primas noutras indústriasPublication . Marques, Urbano José Sacramento; Heleno, Maria Lizete LopesEste projeto teve como objetivos caracterizar os resíduos do licor verde (dregs), resíduos do apagador (grits), resíduos de lamas de cal/carbonato e resíduos de cal provenientes da etapa da caustificação integrante do processo de produção de pasta de papel e identificar aplicações alternativas à sua eliminação em aterro, com maior foco nos dregs e resíduos de lamas de cal, gerados em quantidades superiores. Os resíduos foram alvo de uma caracterização química e granulométrica, com base no histórico de resultados, permitindo a comparação com as aplicações descritas na pesquisa bibliográfica, com matérias-primas e com produtos comerciais existentes no mercado, sendo acompanhada pela verificação da legislação em vigor. Os resíduos da Empresa e os descritos na bibliografia são geralmente equiparados, apresentando caracteristicas semelhantes, pelo que os resultados obtidos pelos diversos autores podem ser atingidos com a utilização dos resíduos em estudo. Os setores da construção civil e agrícola são os que apresentam uma maior diversidade de aplicações teóricas, no entanto existe também a possibilidade dos residuos da caustificacão integrarem o processo de compostagem e a estabilização de estradas florestais. O forte poder neutralizante destes residuos alcalinos e a composição maioritária em CaCO3 permite a inclusão nas referidas aplicações, apesar de apresentarem uma forte concentração de Na e a presença de metais pesados. A aplicabilidade destes resíduos deve ser realizada de forma indireta e parcial, ao substituir gradualmente as matérias-primas utilizadas regularmente, doseando a quantidade aplicada, pois a partir de determinados valores os inconvenientes superam os benefícios obtidos com a sua introdução. Apesar de se verificar a viabilidade de aplicação dos resíduos em diferentes vertentes, é ainda necessário
- Eficiência energética aplicada à indústria do vidro: estudo de caso aplicado à empresa Gallo Vidro, S.APublication . Pereira, Tiago Filipe Oliveira; Sousa, João Miguel Charrua deTendo em conta a competitividade crescente e as exigências cada vez maiores por parte da União Europeia, nomeadamente ao nível das emissões de gases de efeito de estufa e consumo energético, a indústria vidreira encontra-se obrigada a desenvolver um plano de melhoria contínua sustentável e eficiente energeticamente. A este respeito o trabalho permitiu avaliar os indicadores energéticos típicos na União Europeia e confrontá-los com os que se apuraram na empresa onde se realizou o estudo. Deste modo, um dos objetivos deste trabalho passou pela implementação e depuração de uma ferramenta de monitorização, análise e tratamento dos consumos das diversas formas de energia consumidas na instalação. Esta ferramenta tem o nome de SGE – Sistema de Gestão de Energia. Atualmente a implementação encontra-se bastante adiantada para os contadores de energia elétrica, conseguindo-se atualmente monitorizar com sucesso a maioria dos consumos com um elevado grau de desagregação. No que diz respeito a outras formas de energia, devido à falta de uma ferramenta que permita a adição de novos contadores, a estratégia que viabiliza a monitorização encontra-se menos avançada. Outro dos principais objetivos correspondeu à identificação e estudo de oportunidades de racionalização do consumo no funcionamento das diversas áreas, nomeadamente a nível da iluminação, sistemas de ar comprimido, compensação de energia reativa, entre outros. Os resultados obtidos demonstram que as ações propostas, se forem implementadas, poderão permitir à organização racionalizar os seus consumos e custos, alcançando-se uma poupança anual estimada de cerca de 23 000 €. Outra medida analisada foi a alteração da opção tarifária de ciclo semanal normal pelo ciclo semanal opcional, estimando-se uma redução de encargos anuais de aproximadamente 14 000 €.
- Sistemas de recuperação de energia térmica para melhoria da eficiência energética em fornos da indústria cerâmicaPublication . Baptista, Thomas; Santos, Hélder Manuel FerreiraCom o presente relatório pretende-se apresentar a metodologia e análise de resultados, de alguns dos trabalhos de investigação e desenvolvimento, efetuados durante o estágio inserido no programa de estudos do Mestrado em Engenharia da Energia e do Ambiente do Instituto Politécnico de Leiria. O principal objetivo do estágio consistiu na identificação de oportunidades de melhoria da eficiência energética, de equipamentos para a indústria cerâmica e, consequente redução dos consumos energéticos e encargos associados. Foram selecionadas várias soluções de melhoria de eficiência energética para fornos intermitentes e fornos de túnel, as quais foram analisadas do ponto de vista do impacte energético, e do tempo de retorno dos investimentos, de modo a retirar conclusões relativamente à viabilidade económica dos sistemas propostos. Desenvolveram-se vários modelos de cálculo que consistiram em balanços mássicos e energéticos. Estes permitiram estimar o consumo energético dos equipamentos, antes e após a aplicação dos sistemas de melhoria do desempenho energético. Os resultados obtidos permitiram concluir que é possível reduzir o consumo de combustível (gás natural) até cerca de 20% em alguns dos equipamentos estudados, com períodos de retorno do investimento inferiores a 3 anos. Das soluções de eficiência energética estudadas destacam-se os queimadores recuperativos e os permutadores de calor, que podem ser utilizados para pré-aquecer o ar de combustão.