Browsing by Issue Date, starting with "2019-12-13"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Salão dos recusados: relações entre designer e cliente no sector culturalPublication . Ferreira, Laura Filipa Pedrosa; Morgado, Aprígio Luís MoreiraTendo como ponto de partida o «Salon dês Refusés», Paris 1863, cujo principal objetivo foi exibir obras recusadas pelo júri da Academia Real Francesa de Belas Artes, pretendemos com a presente investigação construir bases para a definição de uma primeira edição do I Salão dos Recusados, uma exposição cujo fim será expor projetos de ateliês de design gráfico portugueses, dentro do sector cultural, que tenham sido recusados pelos seus clientes. Pretende-se compreender com esta investigação os mecanismos de concepção de um trabalho de design, perceber como se estabelecem as relações dentro de um ateliê de design e o trabalho de mediação com os seus clientes, com o intuito de esclarecer os fatores que sustentam a decisão entre implementação de uma maquete ou a sua recusa.
- Design de identidade e sinalética: desenvolvimento de uma marca hoteleiraPublication . Sousa, Joana Carolina Ribeiro de; Fernandes, Isabel Maria Rodrigues BarretoThe opportunity to be intern at Westheimer Portugal, Lda. and to integrate the development of the Hillside House project allowed to do an ambitious work, experience various areas of graphic design, applying learned contents and concepts and new work techniques. This report is divided into two parts. The first part involves all information related to the curricular internship, the presentation of the company and the project, as well as all the work developed during the internship. In the second part, a theoretical-practical study is presented and the design of the signage is highlighted. The theoretical framework addresses themes in the area of Graphic Design, namely, communication and information design. The work process is described showing the practical application. The practical experience of the internship allowed me to apply the knowledge acquired throughout the course and strengthen the knowledge and skills as a graphic designer. The report contributes to systematize all the research, analyze methodologies and describe the actions developed, as well as compile in an organized way the information that is now a working tool.
- Cyber Security: a pillar for smart citiesPublication . Vaz, Paulo Jose Santos; Frazão, Luís Alexandre Lopes; Ribeiro, Jorge Manuel Ferreira BarbosaO conceito de Cidades Inteligentes ou “Smart Cities” (SC) é definido de forma diversa na literatura mas em suma pode ser descrito como um conceito que se refere a uma integração, baseada em tecnologia, dos aspetos sociais e económicos de uma cidade, com o objetivo de potenciar o desenvolvimento sustentável e resiliente de uma cidade melhorando a qualidade de vida dos cidadãos. Tendo em consideração o desenvolvimento tecnológico e o aumento de um grande número de serviços e processos associados às SC, que assentam em infraestruturas tecnológicas, Sistemas e Tecnologias de Informação (SI/TI) e redes digitais, estes devem ser protegidas e geridas de forma a apoiar o controlo dos processos de prestação desses serviços. Nas últimas décadas, várias orientações para a gestão e controlo dos SI/TI, como ISO 27001, COBIT e ITIL, foram apresentadas. Por outro lado, a cibersegurança é uma das tendências e preocupações mais recentes em relação à segurança de TI e, em particular, em termos de suporte à infraestrutura tecnológica das SC. Seguindo uma metodologia investigação-ação para responder à pergunta “A cibersegurança é um pilar necessário das Smart Cities?”, foi aplicada a uma SC uma lista de verificação do estado da Cibersegurança, assim como identificadas um conjunto de linhas orientadoras baseadas em referências internacionais e mundiais para mitigar os riscos das vulnerabilidades associadas à cibersegurança. Podemos concluir que é possível responder à questão de forma positiva e considerar a existência do relacionamento entre as SCs e a cibersegurança, assim como delinear um conjunto de questionários e orientações muito especificas para mitigar as vulnerabilidades associadas à infraestrutura tecnológica de suporte aos serviços disponibilizados pelas SC.
- Riscos e vulnerabilidades dos equipamentos IoT em unidades de saúdePublication . Gomes, João Tomé Carvalho; Pereira, António Manuel de Jesus; Frazão, Luís Alexandre LopesA internet das coisas, ou em inglês “Internet of Things”, ganhou o nome “IoT” e este tipo de equipamentos enraizou-se muito rapidamente no nosso quotidiano. Os IoT têm evoluído rapidamente e estão cada vez mais presentes no nosso quotidiano. São pequenos equipamentos dotados de uma ampla variedade de sistemas de monitorização e de dispositivos de comunicações com a particularidade de se ligarem à internet para recolherem dados para transmitir a informação de diversos sensores para a rede. A presente dissertação tem como objetivo principal a criação de um manual de regras de boas práticas para implementação de equipamentos IoT em unidades de saúde, com especial enlace na confidencialidade, na autenticidade, na integridade e na disponibilidade da informação, sempre a pensar na segurança dos dados das instituições. A decisão por se elaborar este manual é baseada na inexistência deste tipo de documentação para esta área tão sensível que é a saúde. Para elaborar este conjunto de boas práticas foi necessário abordar os tipos de comunicação, perceber qual a motivação para comprometer a segurança, elencar os tipos de ataques mais comuns assim como os tipos de ameaça. Foram caracterizados alguns dos equipamentos presentes nas unidades de saúde de forma a perceber quais os riscos e as vulnerabilidades a que estes estão sujeitos. Com este manual de boas práticas para implementação de equipamentos IoT em unidades de saúde vai ser possível dotar as organizações de um guia com regras para implementação que poderão adotar ou que poderão seguir para implementar IoT na sua infraestrutura de rede. As organizações ao seguir este conjunto de boas práticas irão ficar dotadas de uma melhor cultura ao nível de segurança, e certamente tomarão consciência das fragilidades que têm na rede, uma vez que esta dissertação ajudará a conhecer alguns dos riscos e das vulnerabilidades que os equipamentos detêm.
