Browsing by Author "Vieira, Ana Catarina Vicente"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- UM PERCURSO REFLEXIVO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA E O PROCESSO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO 2.º ANO DE ESCOLARIDADEPublication . Vieira, Ana Catarina Vicente; Barata, Clarinda Luísa Ferreira; Pinto, Hélia GonçalvesO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico estando organizado em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. A parte I é dedicada à reflexão crítica e fundamentada sobre o percurso realizado nos contextos das práticas pedagógicas, encontrando-se subdividida em dois capítulos, nos quais se abordam a importância o ciclo desde a observação à reflexão, e do papel do educador/professor. No primeiro capítulo são relatadas as experiências vivenciadas em contexto de Creche e de Jardim de Infância, salientando-se desenvolvimento da autonomia e a metodologia de trabalho por projeto, e, no segundo, as experiências dos contextos de 1.º Ciclo do Ensino Básico, com ênfase nas estratégias de ensino e aprendizagem e nos desafios do ensino à distância no contexto de confinamento obrigatório. A parte II é dedicada à apresentação de uma investigação realizada numa turma de 2.º ano de escolaridade, na qual se pretendia perceber o processo de resolução de problemas de alunos do 2.º ano de escolaridade. De modo a atingir este objetivo, foram implementados quatro problemas, no contexto acima referido, adotando-se um paradigma interpretativo, com uma abordagem essencialmente qualitativa, tendo-se adotado, como design de estudo, o estudo de caso. Os resultados obtidos evidenciaram que a maior parte dos alunos não estão familiarizados com a resolução de problemas, resultando em dificuldades na resolução dos problemas e na falta de estratégias variadas de resolução. Contudo, ainda foi possível observar evidências de indicadores de criatividade, tais como a fluência, a flexibilidade, a originalidade e a elaboração.