Browsing by Author "Vareda, Sofia da Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Um percurso de reflexão sobre a Prática Pedagógica e de investigação sobre as brincadeiras e as interações das crianças na área do faz de conta “a caverna”Publication . Vareda, Sofia da Silva; Correia, Sónia Cristina Lopes; Leal, Rita Alexandra BettencourtO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada relata o meu percurso no Mestrado em Educação Pré-Escolar, durante os anos letivos de 2021/2022 e 2022/2023. Está dividido em três partes: a primeira refere-se ao contexto de Creche, a segunda ao contexto de Jardim de Infância numa instituição privada e a terceira parte referente ao contexto de Jardim de Infância da rede pública. Na primeira parte apresenta-se a reflexão acerca do percurso e as aprendizagens vivenciadas em Creche, mais especificamente o contexto educativo e o grupo de crianças, a observação, a planificação, intervenção e avaliação e as relações entre criança e adulto. Na segunda parte apresenta-se a reflexão acerca de todas as aprendizagens em contexto de Jardim de Infância privado como, o contexto educativo e o grupo de crianças, o ciclo pedagógico, o portfólio e o brincar. A terceira parte, incide sobre o contexto de Jardim de Infância da rede pública e reflete-se sobre o contexto educativo e o grupo de crianças, e a intervenção educativa – dando espaço para a escuta e participação das crianças através da abordagem de trabalho por projeto (a área do faz de conta “a caverna”). Nesta terceira parte, é, ainda, apresentado um ensaio investigativo realizado neste contexto sobre as brincadeiras e interações das crianças na área do faz de conta “a caverna” que visou: i) identificar e caraterizar as brincadeiras de um grupo de crianças da rede pública da Educação Pré-Escolar na área do faz de conta “a caverna”, ii) identificar e caraterizar as interações de um grupo de crianças da rede pública da Educação Pré-Escolar na área do faz de conta “a caverna”, e, iii) refletir sobre a área do faz de conta como espaço transformador e promotor do brincar e aprender na Educação Pré-Escolar. Seguindo uma metodologia qualitativa, optou-se pela observação participante com recurso a registos audiovisuais e notas de campo para a recolha de dados. Os resultados obtidos revelaram que as crianças, na área do faz de conta “a caverna”, criaram enredos sobre a visa do homem primitivo (fazendo pinturas rupestres, cozinhando, caçando e pescando), interagindo verbalmente e não verbalmente. Os resultados parecem demonstrar a relevância da existência de um espaço faz de conta “a caverna” flexível, que não se limite ao espaço da casinha, mas que permita a criação de diversos espaços tendo em conta as necessidades e interesses dos grupos de crianças que os construam ou frequentem. Por último, apresentam-se a conclusão final, as referências bibliográficas e os apêndices.