Browsing by Author "Santos, Juliana Lopes Clemente dos"
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- Atitudes face a influenciadores de moda e os seus conteúdos publicados na conta do InstagramPublication . Santos, Juliana Lopes Clemente dos; Lisboa, Ana Catarina CadimaA internet tem vindo a revolucionar a forma como as pessoas se conectam, se comunicam e consomem informação. No mundo digital, as redes sociais trouxeram novas formas de influenciar, novas tendências e variações de opinião. Neste contexto, o marketing de influência mostra ser uma estratégia essencial para as marcas criarem relações autênticas e sólidas com os consumidores, sendo os influenciadores digitais alicerces da estratégia, pelo seu impacto direto no público e impulso à comunicação. Estes divulgam produtos, moldam estilos, inspiram audiências e criam narrativas que ajudam a aproximar as marcas dos seus consumidores. Na indústria da moda os influenciadores digitais têm ganho preponderância, ditando as tendências de forma atrativa e envolvente. Para os seguidores os influenciadores não promovem apenas produtos, mas também uma forma de ser e estar com a qual se podem identificar e conectar. Enquanto os estudos de marketing de influência referem o papel da credibilidade na atitude face aos influenciadores, recentemente surgiu o alerta para a importância da autenticidade dos influenciadores. Adicionalmente, o contexto da moda apresenta uma envolvente para a qual poderão contribuir elementos como a imagem ou a coolness do influenciador. Neste sentido, este estudo analisa a influência da credibilidade, autenticidade e coolness dos influenciadores de moda na atitude, e intenções de comportamento face a estes. Usando dados de questionários de consumidores, os resultados mostram que a atratividade, a autenticidade e a coolness do influenciador de moda influenciam positivamente a atitude do seguidor face ao mesmo e que essa atitude contribui para a intenção de recomendar a conta do influenciador, mas não para a intenção de seguir o seu conselho. Os resultados providenciam informações importantes quer para os influenciadores, quer para os gestores e diretores de comunicação de marcas que pretendam usar estratégias digitais de marketing de influência.